Se você é leitor deste blog, sem dúvidas sabe da importância que o marketing de conteúdo tem para as empresas. Ele é responsável pelo reconhecimento da sua marca no mercado, além de educar o público, atrair possíveis clientes e gerar resultados relevantes.
Entretanto, para desenvolver uma boa estratégia, não basta criar um blog e colocá-lo no ar, por exemplo. O marketing de conteúdo demanda diversas habilidades para dar certo e, definitivamente, a principal é o planejamento.
A boa notícia é que já existem diversas plataformas que podem auxiliar nessa tarefa. Elas ajudam a organizar calendários de publicações, encontrar bons redatores para os artigos do seu blog (ou dos seus clientes), mostram dados sobre engajamento e muito mais.
Portanto, é sobre essas plataformas que vamos falar hoje. Pegue já o papel e a caneta para anotar tudo e não perder nenhum detalhe importante. Vamos lá?
Afinal, o que é uma plataforma de marketing de conteúdo?
Como falado acima, as plataformas são grandes aliadas na hora de elaborar as estratégias de marketing de conteúdo na internet, certo? Elas automatizam, simplificam e aceleram os processos que, se executados de forma manual, levariam muito tempo para sua realização.
A questão é: quais são suas funções de fato? Cada uma tem sua especificidade, mas, na prática, são soluções que flexibilizam as tarefas, como:
- redação e revisão de conteúdo;
- inclusão de vídeos e imagens;
- interação entre os membros da equipe;
- criação de landing pages;
- gestão de redes sociais;
- monitoramento de engajamento;
- entre outras.
Entre os benefícios das plataformas, a que mais se destaca é a integração entre a sua empresa e o cliente, otimizando a comunicação entre ambos, facilitando os trabalhos e monitorando, de forma eficaz, as métricas.
Percebeu que essas plataformas vão além de edição de texto, como muitas pessoas pensam, melhorando o trabalho e economizando tempo? Então, vamos conhecer algumas das opções mais usadas por grandes empresas para você implementar no seu negócio.
Confira algumas ferramentas para gerenciar suas estratégias
Opções não faltam quando o assunto é plataformas de marketing de conteúdo. Contudo, algumas têm funções específicas que podem atender melhor às demandas do seu empreendimento.
Pensando nisso, listei as mais utilizadas no dia a dia por produtores de conteúdo e que farão diferença nas suas estratégias. Continue a leitura!
-
WordPress
Com certeza você já ouviu falar no WordPress (WP), não é mesmo? Essa é uma das ferramentas mais conhecidas do mercado para criar e manter, de forma intuitiva, um site.
WordPress impulsiona 39,5% de todos os sites da internet e é uma das melhores ferramentas disponíveis atualmente no mercado. Ela conta um CMS (Content Management System), ou seja, um sistema de gerenciamento de conteúdo que pode atender públicos diversificados, desde e-commerces a portais de informação.
Com ele, você consegue:
- criar uma estrutura de navegação;
- moderar comentários dos visitantes;
- realizar otimizações para SEO;
- acompanhar dados de acesso;
- e muito mais!
Se você ainda está se perguntando se compensa ter um site no WordPress, a resposta é simples: com certeza! É uma ferramenta grátis, de código aberto, que oferece diversos benefícios.
Além disso, é fácil de instalar e seus níveis de segurança são consideravelmente altos, o que o torna ideal para quem quer se aventurar no empreendimento online.
-
GrowthHackers Workflow (antiga Contentools)
A GrowthHackers Workflow tem diversas funcionalidades. Ela é uma plataforma de SaaS (Software as a Service) que auxilia todos os processos, desde o planejamento de marketing, passando pela criação, distribuição e análise de conteúdos. Tudo isso por meio de uma plataforma intuitiva e integrada.
Para mais, contém um banco de dados com o portfólio de profissionais talentosos nos diversos formatos de conteúdo: escritores, designers, editores, gerentes e tradutores etc. Outra vantagem são as integrações diretas que a GrowthHackers faz com soluções tradicionais, como:
- Pipz;
- Trello;
- LinkedIn;
- HubSpot;
- Facebook;
- Instagram;
- RD Station;
- WordPress;
- Google Drive;
- entre outras.
Sendo uma plataforma que reúne todas as etapas da estratégia, implementá-la na sua rotina de trabalho pode ser o diferencial que sua empresa precisa se tornar mais eficiente.
-
Trello
O Trello pode ser facilmente o sinônimo de planejamento, já que com ele você consegue organizar sua vida toda de forma rápida e criativa. Ele é uma ferramenta no estilo colaborativo que proporciona o gerenciamento de projetos, alinhando tarefas com diferentes equipes.
É indicado para empresas de qualquer porte, mas também para uso pessoal de qualquer pessoa que queira organizar a sua vida, seja rotina de trabalho ou planos de viagens, cronograma de estudo, atividades em geral e muito mais.
Inspirado no Kanban, sua estrutura de equipes e fluxos de trabalho se baseia, basicamente, em:
- quadros (boards): em que os projetos são criados;
- listas de tarefas (checklist): em que são descritos os fluxos de trabalho ou processo;
- cartões (cards): em que estão os detalhes do projeto. Eles ficam dentro das listas no seu quadro.
Em síntese, o Trello oferece possibilidades diferenciadas e criativas de organização e gerenciamento de tarefas e equipes.
-
HubSpot
Cada vez mais utilizada, o HubSpot é uma ferramenta de automação que disponibiliza inúmeros recursos de interação, conversão e análise de dados, permitindo rastrear cada ação de marketing de forma completa.
A principal característica dessa ferramenta é a abundância de informações. Ela mostra os possíveis fluxos de clientes e permite a criação de bancos de dados de contatos. Outras funcionalidades importantes do HubSpot são:
- ferramenta de SEO integrada;
- facilidade no compartilhamento;
- calls-to-action inteligentes;
- prioridade no contato com seus clientes
- indicadores de desempenho para todas as atividades.
Apesar de ser uma plataforma paga, ele tem diversas funções gratuitas também, o que é ideal para você que está começando agora e não dispõe de muitos recursos.
-
Buffer
A maioria das estratégias de marketing de conteúdo são pensadas para as redes sociais, não é? Portanto, o Buffer é um facilitador de vidas!
Ele é uma plataforma de automação que agenda publicações das mais diversas mídias sociais, como Facebook, LinkedIn, Twitter, entre outras. Com ele você pode definir os dias e horários de postagens — tarefa que levaria horas para ser feita de forma manual.
Com o Buffer, você consegue agendar de zero a oito vezes ao dia, durante toda a semana ou em dias variados. Lembre-se de conceder a permissão para que o aplicativo consiga fazer postagens nas redes sociais, ou então o agendamento falhará.
Utilize as plataformas para melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo
De fato, estratégias não são fáceis de planejar e levam tempo para serem executadas. Portanto, contar com plataformas de marketing de conteúdo facilita essa tarefa, já que elas automatizam processos, extraem dados relevantes e, acima de tudo, melhoram o clima organizacional.
Então, agora que você já percebeu a importância das plataformas, chegou a hora de colocar a mão na massa e escolher a que melhor se enquadra nas suas necessidades.
Para isso, analise de forma minuciosa as funcionalidades de cada uma, faça testes em períodos determinados, peça feedback da sua equipe e não fique com receio de mudar até encontrar alguma que se identifique!
Compartilhe este conteúdo para que mais pessoas possam desfrutar das plataformas de marketing digital e melhorar os processos internos!
Lays Sampaio, equipe de conteúdo da Hubify.