Plataformas de marketing de conteúdo que podem ajudar no gerenciamento das suas estratégias - Abradi

Plataformas de marketing de conteúdo que podem ajudar no gerenciamento das suas estratégias

24 de março de 2022

Se você é leitor deste blog, sem dúvidas sabe da importância que o marketing de conteúdo tem para as empresas. Ele é responsável pelo reconhecimento da sua marca no mercado, além de educar o público, atrair possíveis clientes e gerar resultados relevantes.

Entretanto, para desenvolver uma boa estratégia, não basta criar um blog e colocá-lo no ar, por exemplo. O marketing de conteúdo demanda diversas habilidades para dar certo e, definitivamente, a principal é o planejamento.

A boa notícia é que já existem diversas plataformas que podem auxiliar nessa tarefa. Elas ajudam a organizar calendários de publicações, encontrar bons redatores para os artigos do seu blog (ou dos seus clientes), mostram dados sobre engajamento e muito mais. 

Portanto, é sobre essas plataformas que vamos falar hoje. Pegue já o papel e a caneta para anotar tudo e não perder nenhum detalhe importante. Vamos lá? 

Afinal, o que é uma plataforma de marketing de conteúdo?

Como falado acima, as plataformas são grandes aliadas na hora de elaborar as estratégias de marketing de conteúdo na internet, certo? Elas automatizam, simplificam e aceleram os processos que, se executados de forma manual, levariam muito tempo para sua realização.

A questão é: quais são suas funções de fato? Cada uma tem sua especificidade, mas, na prática, são soluções que flexibilizam as tarefas, como:

  • redação e revisão de conteúdo;
  • inclusão de vídeos e imagens;
  • interação entre os membros da equipe;
  • criação de landing pages;
  • gestão de redes sociais;
  • monitoramento de engajamento;
  • entre outras.

Entre os benefícios das plataformas, a que mais se destaca é a integração entre a sua empresa e o cliente, otimizando a comunicação entre ambos, facilitando os trabalhos e monitorando, de forma eficaz, as métricas. 

Percebeu que essas plataformas vão além de edição de texto, como muitas pessoas pensam, melhorando o trabalho e economizando tempo? Então, vamos conhecer algumas das opções mais usadas por grandes empresas para você implementar no seu negócio. 

Confira algumas ferramentas para gerenciar suas estratégias

Opções não faltam quando o assunto é plataformas de marketing de conteúdo. Contudo, algumas têm funções específicas que podem atender melhor às demandas do seu empreendimento. 

Pensando nisso, listei as mais utilizadas no dia a dia por produtores de conteúdo e que farão diferença nas suas estratégias. Continue a leitura!

  • WordPress

Com certeza você já ouviu falar no WordPress (WP), não é mesmo? Essa é uma das ferramentas mais conhecidas do mercado para criar e manter, de forma intuitiva, um site. 

WordPress impulsiona 39,5% de todos os sites da internet e é uma das melhores ferramentas disponíveis atualmente no mercado. Ela conta um CMS (Content Management System), ou seja, um sistema de gerenciamento de conteúdo que pode atender públicos diversificados, desde e-commerces a portais de informação. 

Com ele, você consegue:

  • criar uma estrutura de navegação;
  • moderar comentários dos visitantes;
  • realizar otimizações para SEO;
  • acompanhar dados de acesso;
  • e muito mais! 

Se você ainda está se perguntando se compensa ter um site no WordPress, a resposta é simples: com certeza! É uma ferramenta grátis, de código aberto, que oferece diversos benefícios. 

Além disso, é fácil de instalar e seus níveis de segurança são consideravelmente altos, o que o torna ideal para quem quer se aventurar no empreendimento online. 

  • GrowthHackers Workflow (antiga Contentools) 

A GrowthHackers Workflow tem diversas funcionalidades. Ela é uma plataforma de SaaS (Software as a Service) que auxilia todos os processos, desde o planejamento de marketing, passando pela criação, distribuição e análise de conteúdos. Tudo isso por meio de uma plataforma intuitiva e integrada.

Para mais, contém um banco de dados com o portfólio de profissionais talentosos nos diversos formatos de conteúdo: escritores, designers, editores, gerentes e tradutores etc. Outra vantagem são as integrações diretas que a GrowthHackers faz com soluções tradicionais, como:

  • Pipz;
  • Trello;
  • LinkedIn;
  • HubSpot;
  • Facebook; 
  • Instagram;
  • RD Station;
  • WordPress;
  • Google Drive;
  • entre outras. 

Sendo uma plataforma que reúne todas as etapas da estratégia, implementá-la na sua rotina de trabalho pode ser o diferencial que sua empresa precisa se tornar mais eficiente. 

  • Trello

O Trello pode ser facilmente o sinônimo de planejamento, já que com ele você consegue organizar sua vida toda de forma rápida e criativa. Ele é uma ferramenta no estilo colaborativo que proporciona o gerenciamento de projetos, alinhando tarefas com diferentes equipes. 

É indicado para empresas de qualquer porte, mas também para uso pessoal de qualquer pessoa que queira organizar a sua vida, seja rotina de trabalho ou planos de viagens, cronograma de estudo, atividades em geral e muito mais.

Inspirado no Kanban, sua estrutura de equipes e fluxos de trabalho se baseia, basicamente, em:

  • quadros (boards): em que os projetos são criados;
  • listas de tarefas (checklist): em que são descritos os fluxos de trabalho ou processo;
  • cartões (cards): em que estão os detalhes do projeto. Eles ficam dentro das listas no seu quadro.

Em síntese, o Trello oferece possibilidades diferenciadas e criativas de organização e gerenciamento de tarefas e equipes.

  • HubSpot

Cada vez mais utilizada, o HubSpot é uma ferramenta de automação que disponibiliza inúmeros recursos de interação, conversão e análise de dados, permitindo rastrear cada ação de marketing de forma completa.

A principal característica dessa ferramenta é a abundância de informações. Ela mostra os possíveis fluxos de clientes e permite a criação de bancos de dados de contatos. Outras funcionalidades importantes do HubSpot são: 

  • ferramenta de SEO integrada;
  • facilidade no compartilhamento;
  • calls-to-action inteligentes;
  • prioridade no contato com seus clientes
  • indicadores de desempenho para todas as atividades.

Apesar de ser uma plataforma paga, ele tem diversas funções gratuitas também, o que é ideal para você que está começando agora e não dispõe de muitos recursos. 

  • Buffer

A maioria das estratégias de marketing de conteúdo são pensadas para as redes sociais, não é? Portanto, o Buffer é um facilitador de vidas! 

Ele é uma plataforma de automação que agenda publicações das mais diversas mídias sociais, como Facebook, LinkedIn, Twitter, entre outras. Com ele você pode definir os dias e horários de postagens — tarefa que levaria horas para ser feita de forma manual. 

Com o Buffer, você consegue agendar de zero a oito vezes ao dia, durante toda a semana ou em dias variados. Lembre-se de conceder a permissão para que o aplicativo consiga fazer postagens nas redes sociais, ou então o agendamento falhará.

Utilize as plataformas para melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo

De fato, estratégias não são fáceis de planejar e levam tempo para serem executadas. Portanto, contar com plataformas de marketing de conteúdo facilita essa tarefa, já que elas automatizam processos, extraem dados relevantes e, acima de tudo, melhoram o clima organizacional. 

Então, agora que você já percebeu a importância das plataformas, chegou a hora de colocar a mão na massa e escolher a que melhor se enquadra nas suas necessidades. 

Para isso, analise de forma minuciosa as funcionalidades de cada uma, faça testes em períodos determinados, peça feedback da sua equipe e não fique com receio de mudar até encontrar alguma que se identifique!

Compartilhe este conteúdo para que mais pessoas possam desfrutar das plataformas de marketing digital e melhorar os processos internos! 

Lays Sampaio, equipe de conteúdo da Hubify.