Porque preciso de SEO no meu site?

15 de janeiro de 2021

Em 2019, o Google representava pouco mais de 75% de todo o tráfego global de pesquisas em computadores, seguido pelo Bing em 9,97%, Baidu em 9,34% e Yahoo por 2,77%.

O Google recebeu quase 2,3 trilhões de buscas este ano.

Somente na primeira página, os cinco primeiros resultados orgânicos representam 67,60% de todos os cliques.*

Existem também as mídias sociais e outros tipos de mecanismos de buscas que podem gerar audiência para um site, mas são os motores de buscas globais o principal método de navegação para a maioria das pessoas descobrirem um site pela internet.

Os motores de busca são únicos, pois fornecem tráfego direcionado (pessoas que procuram o que outras fornecem). Em um estudo realizado pela SPC Brasil, estima-se, que 47% das pessoas façam pesquisas nos buscadores antes de comprar um produto ou serviço**.

Se os motores de buscas não conseguirem encontrar um site ou adicionar seu conteúdo constantemente em melhores posições nos resultados de pesquisa, muito provavelmente serão perdidas oportunidades incríveis para direcionar o produto/serviço ao público desejado.

O trabalho de uma agência ou especialista em SEO é incluir corretamente um site e seu conteúdo de forma dentro da página de resultados (SERP) do mecanismos de buscas utilizado.

Além disso, é preciso planejar, desenvolver e aplicar constantemente técnicas de programação e melhorias ao conteúdo de um site para sempre aumentar (ou manter) sua posição orgânica na lista de resultados de uma pesquisa nos motores de buscas globais.

Entender como o usuário busca o produto/serviço e trabalhar esses termos dentro do seu site terá um valor extraordinário. A experiência mostra que o tráfego gerado pelo Google (ou a falta dele) pode quebrar ou dar sucesso para qualquer negócio.

Investir em SEO visando conquistar as primeiras posições da busca orgânica, irá auxiliar a gerar exposição do produto ou marca, irá atrair clientes com intenção de compra, terá maior visibilidade da marca e consequentemente a empresa terá um aumento na receita.

Três grandezas de mercado que nenhum outro canal de marketing consegue entregar ao mesmo tempo na internet.

*Fonte: https://blog.netzee.com.br/busca-organica-top-10-nas-pesquisas-do-google/
**Fonte: https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas/pesquisa/5110