Você criou uma empresa, fundou, a viu crescer e, quando percebeu, outras empresas ficaram interessadas no seu negócio, visando proporcionar ainda mais lucros. Então, é chegado o grande dilema: vendo ou não vendo a minha empresa? Quais as vantagens de adquirir um negócio? Quais etapas devem ser seguidas?
Esse foi o assunto debatido em nosso último webinar “Fusões e Aquisições: Vender a sua empresa é um bom negócio?”, transmitido no dia 29/10, com a participação de Cesar Paz, Founder da EcoSys e Léo Xavier, Co-Founder da Pontomobi, com a medicação de Ricardo Cotrim, Diretor de Negócios, Finanças e Parceria da Sales Impact. Infelizmente nosso terceiro convidado, Anderson de Andrade, Conselheiro da A2C/Brivia Dez, não pode participar.
Existem coisas boas e ruins em empreender, e também na hora de fundir ou vender uma empresa. Ilustrando esse pensamento, Léo falou da sua experiência com a Pontomobi, empresa que ele ajudou a construir e que, tempos depois, foi vendida. Segundo Léo, tudo começou em 2007 com o sonho de criar uma empresa relevante no mercado, oferecendo tecnologias mobile, novidades na época. Logo após 9 meses de negócio, as propostas de compra já começaram a surgir. E assim foi realizada a primeira compra de 30% da empresa para o grupo de comunicação RBS, do sul do país.
Xavier também comenta que seus maiores clientes sempre foram agências, também o mercado da RBS, sendo um grupo totalmente estratégico e consolidado no mercado, proporcionando uma aceleração de negócio que talvez eles sozinhos não conseguiriam. Em 2009 a negociação foi realizada, com a proposta do percentual dobrar nos próximos anos, chegando a 60% de participação da empresa de comunicação.
Cesar comentou que a compra ou a fusão de um negócio deve ser sempre visando o maior crescimento e, em alguns casos, é importante refletir o sonho dos fundadores da empresa. Foi o caso da AG2, empresa de Cesar. Segundo ele, a empresa nasceu na busca por oferecer serviços web dos mais variados tipos, em uma época em que a internet ainda era novidade, no fim da década de 90, em 1998. A empresa teve início com 5 sócios, ficando 4 no final. O foco da AG2 foi se desenhando para o lado do Marketing, Comunicação e Mídia.
Com o crescimento do negócio, prometendo algo inovador para a época, as propostas começaram a surgir. De início, um investidor Anjo, que trouxe ajuda financeira em um momento difícil, com um pequeno percentual de participação (30% do negócio), o que ajudou no desenvolvimento, até com a abertura de um escritório em São Paulo.
A segunda etapa trouxe ainda mais participação externa com o intuito de investir fortemente no mercado de SP, já que a empresa era do Rio Grande do Sul. E a terceira etapa e mais significativa foi realizada em 2010, com a venda estratégica para o Grupo Publicis, com os sócios-fundadores inclusos em um processo de fusão e adaptação de 4 anos, sendo finalizado em 2015.
O intuito desta venda, segundo Cesar, foi mais estratégico do que operacional, focando no crescimento e desenvolvimento da empresa, mesmo que não envolvesse os sócios-fundadores no futuro da operação. “Às vezes é necessário abrir mão de ser dono para ver o negócio se desenvolver, abrindo mão de um percentual e focando na estratégia”, comentou.
Léo comentou que, em alguns casos, se deve construir um negócio não somente para ser dono, mas para ver algo que você tenha orgulho e que faça diferença crescendo, sendo através das suas mãos ou de outras empresas. O importante é “desapegar” e entender que a empresa já não é somente sua, e absorver as novidades e transformações positivas que virão.
De acordo com Paz, a busca por investidores não deve levar em conta somente o dinheiro, mas também pessoas e empresas que consigam trazer mais conhecimentos para o seu negócio. Na venda estratégica/total, é necessário conhecer a empresa, as pessoas, conversar para alinhar tudo e desapegar, sabendo que sua empresa vai crescer, mas não será mais sua.
Já para Léo, a venda vale a pena quando se tem um olhar de orgulho no passado e fome no futuro, sabendo que você fez parte daquilo e que sua empresa irá ter um ótimo crescimento. Se sua empresa só está crescendo e não possui mais um propósito, vender é uma possibilidade.
Para saber mais, não deixe de assistir ao webinar que deu origem a esse texto: “Fusões e Aquisições: Vender a sua empresa é um bom negócio?”, realizado pela ABRADi com apoio da Krone Design e Propano Filmes , transmitido no dia 29 de outubro com a participação de Cesar Paz, Founder da EcoSys e Léo Xavier, Co-Founder da Pontomobi.