9 motivos para investir em SEO em 2022 - Abradi

9 motivos para investir em SEO em 2022

7 de fevereiro de 2022

SEO, uma sigla muito usada no cotidiano dos profissionais de marketing digital e das empresas que buscam se destacar no gigante de buscas da internet — também conhecido como Google.

De acordo com a Internet Live Stats, a plataforma da Alphabet processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia. Chegando a surpreendente marca de 1,2 trilhão de buscas por ano no mundo. É muita coisa, não é mesmo? Por isso, estar presente na primeira página promove diferenciais competitivos indispensáveis. 

Neste artigo, você descobrirá 9 motivos para investir em estratégias de SEO e alcançar o topo de buscas do Google. Vamos lá? Continue a leitura!

O que é SEO

Antes de entendermos de fato porque investir em SEO, vale passarmos rapidamente pela definição do método. A sigla significa Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca. 

Logo, podemos definir essa estratégia como um grupo de práticas que otimizam sites na internet. Sendo seu objetivo alcançar bons lugares orgânicos nas páginas dos motores de busca (sistemas que organizam as pesquisas feitas pelos usuários).

Assim, o conceito de SEO é, hoje, parte fundamental de uma estratégia de marketing bem estruturada.

9 motivos para começar investir em SEO agora mesmo

Agora que você já sabe (ou relembrou) o que é SEO, podemos seguir com os motivos para investir nessa estratégia. Abaixo, confira os 9 principais!

1. Construa seu patrimônio na internet

Existem algumas formas de construir seu patrimônio nos ambientes digitais, mas a principal delas é por meio do seu site. Isso porque, é nele que você tem o controle total para escolher como divulgar seu negócio — o que não acontece plenamente nas redes sociais, por exemplo. 

Por isso, investir em SEO é a melhor forma de garantir um espaço somente seu na internet. Além disso, um dos objetivos dessa prática é o impulsionamento do tráfego orgânico, ou seja, que não provém de investimentos em mídia paga — aumentando a rentabilidade do investimento.

2. Diminua seu Custo por Aquisição (CAC)

Seguindo o motivo anterior: ao melhorar seu tráfego orgânico, os valores investidos em anúncios do Google Ads, por exemplo, são diminuídos. Com isso, consequentemente, o Custo por Aquisição (CAC) é reduzido. 

Aqui, vale dizer que o principal investimento dessa área, geralmente, está na contratação de uma consultoria de SEO. Ou, ainda, nos cursos para sua própria especialização.

3. Melhore o tráfego do seu site

Como dissemos no início deste artigo, apenas no Google são realizadas mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia. Pensa comigo, se você criar um site bem otimizado para os motores de busca, logo terá palavras-chave bem posicionadas nas páginas de pesquisa. Não é mesmo? 

Por consequência, à medida que sua empresa conquista mais termos, o tráfego do seu site também aumenta. Sendo assim, esse é mais um motivo para investir nessa estratégia. 

4. Seja visto, seja lembrado

“Quem não é visto, não é lembrado”. Sim, essa é uma frase clichê. Mas, há um fundo de verdade muito importante nela, já que seu negócio precisa ser conhecido por seu público para ter sucesso. E, ao melhorar o tráfego do site da sua empresa, mais pessoas terão acesso aos conteúdos publicados nele. 

Assim, investir em SEO para conquistar espaço na primeira página de pesquisa, impulsiona seus esforços de Brand Awareness (reconhecimento de marca).

5. Enriqueça a jornada de compra do seu público-alvo

Por ter ampla conexão com o marketing de conteúdo, em especial quando falamos de Blogs, um dos princípios do Search Engine Optimization é o desenvolvimento de conteúdos relevantes para sanar as dores das suas personas — perfis semifictícios que representam seu público-alvo de maneira mais profunda. 

Dessa forma, além de educar o mercado em que sua empresa atua, é possível enriquecer a jornada de compra dos seus consumidores e encantá-los.

6. Aumente a autoridade da sua marca

Quanto mais conteúdos e palavras-chaves relevantes você indexa nos motores de busca, maior é a chance de resolver os problemas do público e demonstrar a autoridade da sua marca. Concorda?

Por isso, investir em estratégias de SEO reforça o quanto sua empresa domina a área em que ela atua.  

7. Facilite a captação de clientes (e venda mais)

A captação de clientes costuma ser um grande desafio para as empresas, principalmente quando há um ciclo de compra complexo. Nesse cenário, com a somatória de todos os motivos anteriores, a otimização para motores de busca facilita esse processo.

Por exemplo: se uma Landing Page (página de conversão) não for bem otimizada, dificilmente ela alcançará o propósito de gerar leads

8. Impulsione as principais métricas orgânicas do seu site

No motivo 3, você viu que é possível melhorar o tráfego do seu site a partir de uma estratégia bem definida. Mas, apesar dessa ser a métrica mais buscada em um domínio, ela não é a única que a estratégia SEO impacta positivamente

Ao investir nesse método, outras taxas são impulsionadas, como:

  • tempo de permanência nas páginas;
  • páginas visitadas por sessão;
  • velocidade de carregamento do site;
  • taxa de rejeição;
  • duração das sessões;
  • e muito mais!

9. Tenha acesso a uma estratégia mensurável

Por último, mas certamente não menos importante, a otimização para motores de busca é uma estratégia totalmente mensurável, principalmente quando comparado com meios tradicionais. São várias as ferramentas disponíveis para uma análise de dados rica e eficiente.

Aqui, vai um spoiler sobre o próximo tópico deste artigo: acompanhar as métricas do seu site é a chave para o sucesso da sua estratégia.

Dicas rápidas para planejar uma estratégia SEO eficiente

Com todos esses motivos, fica fácil perceber o quão poderosa uma estratégia de SEO pode se tornar para uma marca. Mas, quais são os segredos para criar um planejamento eficiente e conquistar as primeiras posições do Google? É o que você descobrirá agora. Continue lendo! 

Defina os objetivos da estratégia

Já diria o Gato de Cheshire em Alice no País das Maravilhas “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Por isso, o primeiro passo de uma estratégia para otimização dos motores de busca é definir objetivos claros. Ou seja, entender a finalidade e o resultado que está buscando com seu planejamento. 

Por exemplo, você pode ter como foco:

  • educar o mercado; 
  • gerar mais tráfego orgânico;
  • conquistar uma autoridade de marca maior;
  • entre outras metas.

Por meio desses objetivos, você poderá acompanhar o sucesso da estratégia e ir ajustando os pontos necessários para ter uma melhora contínua. Aqui, vale também conhecer o conceito de KPIs de marketing de conteúdo e SEO.

Conheça seu público-alvo (ou melhor, personas)

Como já dissemos, um dos benefícios do Search Engine Optimization está em enriquecer a jornada de compra do público-alvo. Mas, para que isso ocorra, é preciso conhecer bem suas personas. 

Nessa etapa, você identificará as dúvidas, dores e necessidades que seus consumidores têm. A partir disso, poderá criar conteúdos relevantes e encantadores.

Domine os principais fatores de ranqueamento

Os fatores de ranqueamento são os responsáveis por avaliar a experiência que os usuários terão ao acessar seu site. Dessa forma, dominá-los é um dos principais passos para conquistar boas posições nas páginas de busca. 

Atualmente, os principais especialistas do mercado estimam que há mais de 200 condições no Google, mas para facilitar o entendimento, nós podemos dividi-las em dois grandes grupos: SEO on page e off page

On Page

Os fatores on page são aqueles que estão dentro do seu site, os quais você tem maior controle. Alguns exemplos são: imagens, títulos e meta descrições, hiperlinkagem interna, urls, conteúdo, etc.

Aqui, o objetivo do Google é analisar o que sua página quer dizer. Por isso, é importante que ela esteja configurada da maneira correta. Ou seja, que as figuras tenham o tamanho correto para não atrapalhar o carregamento, que a palavra-chave esteja inserida de maneira natural ao longo do conteúdo, etc.

Off Page

Já os fatores off page dizem respeito ao que está fora das suas páginas, como: menções a marca, buscas diretas, quantidade e qualidade de backlinks (quando outra marca usa uma página sua para fazer um link em um conteúdo), entre outros.

Sendo assim, nesse grupo, o Google analisa principalmente a relevância e autoridade que o seu site tem. 

Faça uma boa pesquisa de palavras-chaves

Palavras-chaves, ou keywords, são termos que representam a forma com que o público-alvo busca por suas dúvidas. Por exemplo, se sua persona estiver em busca de um tênis para correr, uma possibilidade de termo seria “tênis de corrida”.

Assim, nessa etapa temos o segredo para segmentar a estratégia e construir uma base sólida de clientes. Nesse sentido, para fazer uma boa pesquisa, vale relembrar as dores e necessidades do seu público.

Aqui, conte com a ajuda de ferramentas específicas, como Google Keyword Planner e Semrush.

Analise, analise e analise

Você já viu que a melhora contínua de uma estratégia Search Engine Optimization depende do monitoramento dos seus objetivos, não é mesmo? Pois bem, a dica aqui é aproveitar a vantagem de ter em suas mãos técnicas totalmente mensuráveis para analisar o sucesso do seu planejamento. 

Portanto, pesquise e conheça as principais ferramentas de análise de SEO, como Google Analytics e Google Search Console.

Acompanhe as tendências e busque estratégias complementares

Além de analisar constantemente seu planejamento, você deve acompanhar as tendências e buscar sempre outras técnicas de SEO. Alguns exemplos para te inspirar são os métodos de linkbuilding e Topic Clusters.

Ainda, vale também ficar de olho nas atualizações dos algoritmos do Google. Ao longo dos últimos anos o Big G passou por diversas mudanças a fim de melhorar a experiência dos usuários na página de buscas. 

Dica extra: o que não fazer em uma estratégia de SEO

Para finalizar, é importante conhecer as Black Hats, ou seja, práticas SEO que devem ser evitadas pois têm como objetivo enganar os motores de busca, como:

  • repetir excessivamente as palavras-chaves no conteúdo;
  • esconder textos e links dos usuários, mas não dos robôs;
  • comentar excessivamente em outros blogs apenas para ganhar backlinks;
  • criar títulos chamativos, mas com conteúdos diferentes da chamada.

Essas “técnicas”, por mais tentadoras que sejam, ocasionam penalizações graves que podem complicar e muito sua estratégia. Por isso, evite-as. 

Conclusão

Neste artigo, você descobriu que investir em SEO pode ser o ponto que faltava para aumentar o sucesso dos seus negócios. Ainda, viu também os segredos para criar uma estratégia segura e eficiente. 

De modo geral, vale dizer que a palavra-chave que resume esse conteúdo é a atualização, tanto para otimização dos motores de busca quanto para todas as áreas da sua empresa. Assim, esteja atento às mudanças e construa seus diferenciais competitivos a partir de tendências inovadoras. 

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João Marcello, assistente de conteúdo na Hubify