Em 1990 quando Tim Berners-Lee criou o WWW (Word Wide Web) com um simples propósito, não imaginava o grau de importância dessas 3 letras para o futuro do mundo.
Hoje em dia a internet tem relação direta em nossas vidas. Hoje conseguimos estar em qualquer lugar a qualquer hora, ou seja, unipresentes.
Todos os dias temos novidades sendo agregadas ao WWW e se tornando o centro de atenções como por exemplo o momento das Redes Sociais.
Elas foram criadas com o intuito de ligar as pessoas e criar um número maior de relacionamentos. Mas, com o passar do tempo, e com a rede de relacionamentos crescendo a cada minuto, com novas pessoas interessantes sendo adicionadas, o perfil criado fugiu um pouco ao objetivo inicial.
Segundo Robin Dunbar, professor de antropologia na Universidade de Oxford, o limite máximo de amigos que uma pessoa é capaz de manter razoavelmente não ultrapassa o número de 150. Com isso, vemos que as grandes comunidades mantidas nas redes sociais, que muitas vezes ultrapassam 400, 500 pessoas, são inúteis. Uma quantidade de pessoas com quem não interagimos, por simples falta de tempo. E serve para que então?
Pois bem, contradizendo um pouco o professor Robin, já podemos encarar as Redes Sociais como uma forma de complemento a educação transformando a diversão em aprendizado intuitivo e colaborativo por livre e expontânea vontade dos usuários.
No caso corporativo, o objetivo principal da comunicação nas Redes Sociais é criar relacionamento com os lovers brand e brand advocate. Pessoas que estão interessadas em manter diálogo com as marcas/produtos, juntamente com o gerenciamento da reputação digital da instituição.
Na verdade as Redes Sociais já se tornaram comunidades de conhecimento, e servem de veículo para a criação da chamada inteligência coletiva.
Também vindo para colaborar e agregar ao WWW e suas novas formas de obter a informação, temos o mais novo e ainda inigualável iPad.
Um iPhone gigante que encolheu os laptops e esticou os smartphones. Com tudo ao alcance de uma tela touchscreen.
Uma plataforma portátil como nada antes. Celulares são portáteis mas não editam vídeos e laptops não são portáteis, são apenas desktops itinerantes. O iPad é uma nova era.
O iPad é o sonho dos publishers se tornando realidade pois é uma plataforma de distribuição e colaboração de conteúdos que unificou a internet, o rádio, o cinema, a televisão, o jornal e a revista, tudo on-line e em alta definição no alcance da audiência o tempo todo e em qualquer lugar.
Pois bem, voltando ao propósito de Tim Berners-Lee ao criar o WWW, tivemos a criação de um canal para ser colaborativo, para troca de informações de forma visual e mais entendível ao invés de simples caracteres como no início da internet.
E para encerrar…
…esse artigo é um simples texto 2.0, totalmente colaborativo oriundo de feeds encontrados em uma busca no Google, ou seja, a internet depois de 20 anos volta a ter o seu real propósito: Ser colaborativa e mais do que nunca interativa.
Artigo: Revista Locaweb Edição Outubro/2010 nº 24
Marcelo Borges Barbusci