A ABRADi estreia uma série de entrevistas com os presidentes das suas 12 regionais, destacando os desafios que enfrentam no apoio à consolidação dos seus mercados e as características de cada região no que diz respeito à comunicação digital.
Entrevista com Sandro Alencar, diretor comercial da agência Área Local, que acaba de assumir a presidência da ABRADi-SC. Abaixo ele fala, entre outros temas, sobre as prioridades e os desafios da nova gestão da entidade.
1) Em linhas gerais, como você enxerga o potencial do mercado catarinense de comunicação digital? Há espaço para crescer no cenário nacional?
Temos a exemplo de todo o Brasil um mercado em expansão e em Santa Catarina não é diferente. Ao nosso favor, temos alguns fatores e cito a cultura da região como um exemplo. Nosso estado é repleto de empreendedores e esses têm compreendido rápido a necessidade de investir em comunicação digital. A grande maioria é de micro e pequenas empresas e elas têm aderido de maneira mais rápida as ações e estratégias nos meios digitais. Quanto ao espaço para crescimento no território nacional, acredito que há e hoje temos associados focados em clientes de outros estados e se destacando nacionalmente. A exemplo destes, nosso estado exporta bons profissionais, criatividade e comprometimento e isso é um diferencial em todo o país.
2) Quando falamos de comunicação digital e seus serviços, no que as agências catarinenses se destacam?
Como mencionei, criatividade e comprometimento são pontos de destaque nas agências catarinense e acrescento ainda uma grande base tecnológica e, principalmente, a busca constante pelo bom atendimento. Procuramos, em nosso estado, primar pela cortesia, compreensão e resoluções dos problemas propostos por nossos clientes.
3) Quais são as prioridades da nova diretoria da Abradi-SC?
Listo quatro pilares:
– Representação institucional – Desejamos ampliar a representação da ABRADi-SC junto a sociedade Catarinense. Para tanto trabalharemos na ampliação do networking e contatos, bem como na parceria com governo, entidades de classe e grupos organizados do setor e também de outros segmentos. Essa representação será uma bandeira que será compartilhada com os demais associados.
– Comunicação – Desejamos aperfeiçoar a comunicação das ações da ABRADi-SC, ABRADi nacional e também dos associados. Vamos trabalhar num ambiente de compartilhamento e fomentar o aculturamento do setor digital em Santa Catarina.
– Ampliação e crescimento – Nessa diretriz, vamos fortalecer os benefícios aos associados buscando constantemente novas parcerias. Vamos trabalhar na conscientização do movimento associativo e na importância dele para o mercado digital. Esse crescimento é condição necessária para podermos ampliar as discussões em termos das necessidades do setor, como a deficiência de mão de obra e a questão de investimentos, por exemplo. Teremos estratégias específicas para a captação de novos associados.
– Eventos – Nesse início de trabalho, vamos trabalhar com o mercado para consolidar a realização de eventos sobre o universo digital. Queremos trazer para o cenário de Santa Catarina a discussão constante e compartilhada dos temas como: mídia, mobile, social media, entre outros.
Esses pilares são o início de todo o trabalho e vem de encontro as necessidade do setor. Com o desenvolvimento de projetos nessas linhas, a união e ajuda dos associados, poderemos aprimorar o mercado digital de Santa Cataria e a indústria de TIC que já ocupa destaque. Queremos trazer oportunidades as empresas e indivíduos atuantes nessa área e acima de tudo auxiliar toda economia de nossa sociedade.
4) Quais são os maiores desafios que o mercado catarinense de publicidade enfrenta?
Os desafios são muitos, mas destaco como o principal ponto a necessidade de capital humano. Atualmente, temos um apagão de profissionais em todo o país e nosso estado também sofre dessa dificuldade. Em segundo, aponto a necessidade de transpormos barreiras e paradigmas, principalmente no meio Digital referente a cultura associativa. Nosso mercado é muito novo e em constante evolução. O desafio é integrar, associar e cooperar. É algo de suma importância para todo o cenário em Santa Catarina.