Tem uma coisa que todo mundo em algum momento da vida costuma fazer : brigar ou adorar os garçons dos bares e restaurantes que frequentam ao redor do mundo.
Alguns são excelentes, os preferidos, os que sabem tratar os seus clientes e há, até mesmo, aqueles que são os especiais, que conhecem e atendem às necessidades e interesses especiais e individuais de cada um destes clientes.
Ou ainda, temos aqueles que são péssimos, odiados, aqueles que, na visão dos seus clientes, não conseguem satisfazer uma necessidade básica que é apenas atender ao que foi pedido, com um mínimo de qualidade e no tempo adequado.
Pois é, esse é um tema que vale uma reflexão: será que um garçom simplesmente não consegue atender de forma satisfatória a um simples pedido de um cardápio de opções já estabelecido e ao qual ele está ali para atender ?
Ingênuo achar que ele simplesmente não tem condição de estar ali. Simplista concluir que ele não tem competência para exercer suas funções.
É claro que sempre existem as exceções, mas de uma forma geral se a gente pensar um pouco, vai enxergar que por traz de um garçom, existe uma estrutura, um leque de serviços que foi organizado para ser oferecido a você. O garçom tem a missão de entender o que você precisa, buscar nesta estrutura e te trazer da forma que você pediu.
Portanto, se a gente pensa um pouco, logo entende que o garçom é a porta de entrada, a linha de frente, o porta-voz dos seus desejos e o seu canal de comunicação com esse mundo de opções que você consome, seja num restaurante, seja numa empresa, ou num mundo.com…. Ele só se materializa na forma e com nomes diferentes: Garçom, Atendimento, Atendente, Vendedor, Gerente de Projeto, …..
Se este restaurante, empresa, estrutura não está preparada para fornecer ao nosso garçom aquilo que você considera um bom serviço, ele, com certeza, não realizará os seus desejos e, conseqüentemente, será mal visto por você, seu cliente.
Agravando este cenário, o nosso querido mundo.com, aquele que é capaz de gerar produtos e serviços a serem entregues pelo nosso garçom.com, ainda tem muito o que andar, evoluir, se definir, rentabilizar e se estruturar para apoiar o garçom.com e fazer com que ele seja o nosso bom_garçom.com.
Porém, apesar disso, em qualquer situação, existem aqueles que se superam, se sobressaem e são melhores que os outros, são diferenciados, são os profissionais que têm sensibilidade, talento e preparo para superar as adversidades. São capazes de cativar os clientes, superar as deficiências das estruturas, enfrentar as dificuldades com bom humor, disponibilidade, jogo de cintura, criatividade e boa vontade. São aqueles que têm uma visão maior da sua participação não só na empresa mas também no mundo onde vivem e agem com a postura de quem quer fazer diferente, fazer direito e ter sucesso com suas iniciativas.
O que diferencia o bom_garçom.com é sua visão do excelente atendimento ao cliente.com, apesar_de_tudo.com.
Eles independem do restaurante.com ou da empresa.com, pois são capazes, de, quando tudo parece perdido, confuso e nublado, pensar: “Vamos mudar o rumo dessa prosa, sô…..!” e fazer aparecer, assim, no meio do nada, um delicioso chazinho de camomila para acalmar os ânimos e fazer o nosso querido cliente.com ficar bem feliz….. que tal ?
Patrícia Andrade