Manifesto ABRADi - Guerra da Ucrânia - Abradi

Manifesto ABRADi – Guerra da Ucrânia

16 de março de 2022

Manifesto ABRADi – Guerra da Ucrânia

A invasão da Ucrânia por parte da Rússia parece distante da realidade do Brasil, mas não é. Devido à globalização e a consolidação do trabalho remoto, os efeitos desse grande acontecimento mundial, causa nos mercados, e em especial no de comunicação digital, diversos impactos.

A presença digital tornou-se praticamente uma necessidade para a sobrevivência das pessoas e empresas, pois a internet é capaz de mobilizar, informar e aproximar indivíduos sem limites, gerando negócios, mudando comportamentos e criando novos espaços de discussão.

A ABRADi, por meio deste manifesto, apresenta os principais pontos de conexão do tema junto ao mercado, além de, é claro, reforçar a solidariedade às vítimas do conflito, afirmando que a paz sempre será a melhor opção.

Fakenews

A guerra na Ucrânia traz à tona as fake news. Através de circunstâncias extremas, esse recurso nocivo é fortalecido e utilizado como arma de desinformação e manipulação.

A ABRADi é a favor de uma internet pautada na verdade, democrática e tolerante. A guerra é um espaço perigoso e propenso à evolução de recursos como deepfakes, entre outros. Defendemos a transparência na divulgação de informações, nos processos, na conformidade com a legislação e também repudiamos a corrupção.

Grandes marcas

A isenção parece uma saída fácil, mas as pessoas não se relacionam com marcas que não se posicionam, prova disso é a pesquisa Global Consumer Pulse, da Accenture Strategy que cita que 83% dos consumidores preferem empresas que demonstrem propósitos alinhados aos seus valores de vida, evitando marcas que fiquem neutras.

Ou seja, mesmo com um tema que a primeira vista não se relaciona com nosso cotidiano é importante demonstrar que o assunto está em pauta e que a empresa tem uma opinião a respeito, reconhecendo os impactos negativos que a invasão à Ucrânia traz ao mundo e se solidarizando com as vítimas e propondo planos de ação para ajudar.

A ABRADi é a favor de empresas econômicas, social e ambientalmente responsáveis e de iniciativas que promovam a sustentabilidade nos negócios. Em conformidade com os 10 princípios do Pacto Global da ONU acreditamos que as empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

Inclusão digital

Entendemos que em momentos críticos a internet é fundamental para propiciar acesso à serviços essenciais como saúde, educação e serviços bancários, entre outros.

A ABRADi é a favor da democratização do acesso à internet e da inclusão digital, pois entende como um bem universal. A conexão das pessoas através da tecnologia beneficia toda a sociedade, garantindo direitos, cidadania, participação e acesso a serviços públicos.

Atitude

Encorajamos os associados pelos mais diversos meios para ajudar, sendo por doações, conscientização, acolhimento e contratação de profissionais de áreas e situações de vulnerabilidade.

A ABRADi apoia a contratação de brasileiros para o fortalecimento do mercado local, mas entende que nessas circunstâncias, cabe aos empresários solidarizar-se com profissionais ucranianos garantindo dar assistência financeira durante o período de refúgio em outro país. A vida do povo ucraniano precisa ser retomada e as empresas do digital brasileiro podem ajudar para que cada cidadão se restabeleça com dignidade e esperança!

Encerramos esse manifesto com confiança em um futuro melhor, por uma sociedade mais justa, mais humana e mais solidária.