Google Ads: uma ferramenta fundamental para a atração no mercado de jogos - Abradi

Google Ads: uma ferramenta fundamental para a atração no mercado de jogos

22 de junho de 2022

Hoje vou falar mais sobre um problema, do que sobre uma solução. Todos sabemos que o Google Ads é uma ferramenta muito importante no ecossistema das agências de marketing digital.

Nossa agência trabalha atualmente com vários clientes do segmento de jogos e apostas esportivas. Muitos deles vêm do exterior, procurando obter a melhor performance no mercado brasileiro, uma vez que somos especializados neste setor.

Basicamente, os resultados de clientes do mercado de jogos online são avaliados pela quantidade de vendas B2C. Como com a jornada de compra deste tipo de produto pode ocorrer 100% no meio digital, desde a atração até a conversão, o Google Ads seria uma ferramenta essencial nesse processo.
Falo “seria” porque, infelizmente, o Google Ads ainda é um grande desafio para as empresas do mercado de jogos e apostas no Brasil.

Esclarecendo: apostas esportivas já são legalizadas aqui no país desde dezembro de 2018, quando o então presidente Michel Temer sancionou a Lei 13.756/2018.

A lei assinada por Temer aprovou as apostas esportivas de quota fixa, o que indica que elas já são consideradas um serviço público. Essa premissa está atraindo regras gerais aplicadas a essas atividades econômicas, assim como regulações mais específicas que estão em processo de serem definidas.

Acredita-se que a regulamentação total do setor seja efetivada já em 2022. Projetos em torno desse tema circulam atualmente na Câmara dos Deputados, no Senado e no Supremo Tribunal Federal.

Em fevereiro de 2022 outro projeto, o PL 442/91 foi aprovado na câmara dos deputados, sendo o texto-base de uma lei que legaliza outros jogos no Brasil, como cassinos, bingos, jogo do bicho e jogos online em geral.

Qual a dimensão do mercado de apostas esportivas no Brasil?

Atualmente, o Brasil possui cerca de 450 sites operando no mercado. A atividade já movimenta em torno de 12 bilhões de reais por ano. Os sites de apostas esportivas patrocinam 19 dos 20 clubes mais importantes do futebol nacional.

De acordo com uma pesquisa do Ibope Monitor, os dez maiores sites de apostas do Brasil investiram quase US$ 12 milhões em publicidade no país, no primeiro semestre de 2020. No mesmo período em 2021, o montante alocado subiu para US$ 75,7 milhões.

Conforme um levantamento da H2 Gambling Capital, o mercado brasileiro de apostas, somando meios legais e ilegais, movimenta cerca de 2 bilhões de Euros por ano.

Então, qual o problema com o Google Ads?

O grande mistério que paira na relação entre o Google Ads e o mercado de jogos é a dificuldade de se trabalhar campanhas para as empresas de jogos online. A atividade é permitida em parte e conta com diversas limitações.
Por exemplo, muitas palavras-chave são restritas, entre outros entraves, o que torna mais complicado o pleno aproveitamento do Google Ads brasileiro. Isso tudo gera dificuldades técnicas para que consigamos melhores resultados com esse tipo de campanha.

Penso que o Google deva rever suas políticas e abrir mais possibilidades, permitindo o uso de todos os seus recursos em campanhas de Google Ads para o mercado de jogos.

Com o crescimento do setor, o investimento nesse perfil de negócio vai ser cada vez maior em nosso país. Esse também será um ramo de trabalho a mais para as agências de marketing que colhem bons resultados no Google Ads para clientes de outros segmentos.

Diversas casas de apostas utilizam o Google Ads em outros países em ações que geram números positivos em aquisição de clientes, depósitos em sites de apostas, entre outros.

Os operadores estrangeiros de jogos têm mostrado cada vez mais interesse em atuar no Brasil. Porém, ao desembarcar por aqui, encontram grandes dificuldades em ações de marketing digital. Por isso, procuram agências locais como a nossa para realizar este trabalho.

Acredito que seja o momento ideal para que o Google repense esse tipo de restrição, tendo em vista toda a expansão que vem ocorrendo no mercado.

O maior contrassenso é que anúncios de sites de apostas esportivas podem ser veiculados na TV, no rádio, nos grandes campeonatos de futebol, etc. Eles apenas não estão ocorrendo de forma plena no Google Ads.
Estranho imaginar que o Google do Brasil esteja tão desconectado desse mercado. Porém, acredito que essa situação se reverta em breve. Certamente, existirá uma demanda muito maior de clientes desse segmento para as agências de marketing do Brasil.

Por André Alves
Diretor comercial da Control+F5