Gestão e estratégias de mídias sociais para o mercado de jogos - Abradi

Gestão e estratégias de mídias sociais para o mercado de jogos

17 de dezembro de 2021

Hoje em dia, muitos entendem que as redes sociais são a panaceia do marketing de qualquer coisa. Essa ideia é ainda mais reforçada porque alguns produtos, serviços e personalidades aparecem na imprensa como sendo extremamente bem sucedidos “graças às redes sociais”…

Fulano ficou rico? Porque é influenciador digital. A empresa quase desconhecida há 3 anos atrás fez um IPO? Porque tem muito engajamento no Instagram. E por aí vai. Até as crianças, quando perguntadas sobre o que querem ser quando crescer, têm respondido: Youtuber.

Porém nós, profissionais de marketing, sabemos o quanto dói criar uma boa gestão e estratégia de mídias sociais. E, a dura realidade do dia a dia, nos prova sempre que os “milagres” do marketing não ocorrem só porque as redes sociais estão lá, plenas, prontinhas para postarmos o que quisermos.

O que querem as empresas do mercado de jogos?

Falar sobre gestão e estratégias de mídias sociais para o mercado de jogos não é fácil. Não basta apenas ficar martelando que todos devem apostar no time do coração e serem felizes. Nem sempre o apostador vai lucrar. Nem sempre o time azarão vai perder.

As casas de apostas têm crescido muito no mercado brasileiro. Essas empresas estão ansiosas para obter bons resultados aqui no país e nos procuram para desenvolvimento de estratégias de marketing, uma vez que somos especializados nesse nicho. Todos eles querem resultados rápidos através das mídias sociais.

É fundamental que o desenvolvimento do planejamento de marketing desse tipo de cliente seja o mais consistente possível. E isso nunca ocorre de forma tão rápida quanto parece ser.

O objetivo das empresas do mercado de jogos, muitas vezes novas, é alcançar clientes por meio de estratégias de atração e conversão de cadastros, para que estes realizem depósitos em seus sites de apostas.

O planejamento de marketing pode definir o sucesso ou fracasso de uma estratégia. Por isso é tão importante mapear profundamente quem é este público de jogos. Os apostadores de hoje, tem perfis muitos diversos.

E o que quer quem passeia nas redes sociais?

Com a popularidade cada vez maior dos sites de apostas esportivas, por meio dos patrocínios de times de futebol e publicidade nos estádios, o público a ser atraído muitas vezes quer apostar, mas não sabe o que fazer. 

A situação assemelha-se a quando qualquer um de nós, especialmente agora no final do ano, está andando pela rua distraído, passa por uma casa lotérica, vê um cartaz da Mega Sena da Virada, e decide tentar a sorte, sem pensar muito. 

As mídias sociais para o público de sites de apostas esportivas funcionam como aquele cartaz na porta da lotérica. Pense que todos nós estamos nas redes sociais para “passear”. Queremos entretenimento, diversão. 

Então, como você, marqueteiro, vai apresentar aquele conteúdo que convida alguém a  apostar? Esse é um desafio. O público precisa estar ciente das oportunidades que existem para ele. 

Vale lembrar também que, ao mesmo tempo que o público precisa ser abordado de forma cativante e leve, é importante que a estratégia seja bem sólida e interconectada nos diversos canais de comunicação. 

Estratégias como blogs e anúncios também precisam ser coerentes com as das redes sociais, uma vez que as marcas no mercado de jogos, devem constituir diferenciação, criando identidades únicas.

Enfim. Esse tema não tem fim. As rápidas transformações das redes sociais também podem mudar tudo, a qualquer momento. Assim como mudamos de ideia, ao passear no mundo das redes sociais.

André Vinícius de Alencar Alves
Control+F5
(11) 98918-9991