A gamificação é uma estratégia que leva elementos de jogos para outras áreas ou produtos de quaisquer nichos. Alguns exemplos dela são os programas de acúmulo de pontos que dão direito a benefícios, ganho de recompensas, competições com outros clientes, jogos de fantasy em esportes como futebol e outros.
A técnica de gamificação tem sido usada em muitos setores para que a experiência do usuário seja a melhor possível. Mas, você pode pensar: as apostas esportivas já não são jogos, o que de certa forma já é uma atividade que tem gamificação em si própria? A resposta é não.
Isso porque hoje a gamificação vai além de simplesmente apostar e ganhar. É possível gamificar ainda mais as experiências de clientes em sites de apostas, adicionando elementos extras de entretenimento, emoção e motivação.
A gamificação incentiva os clientes a ficarem mais imersos na atividade de apostas, ao mesmo tempo em que impulsiona a fidelidade do público e o reconhecimento da marca.
Conheça algumas técnicas de gamificação em sites de apostas esportivas
No início, o elemento de imprevisibilidade ao fazer uma aposta era basicamente a principal diversão envolvida no ato de apostar.
Mas hoje, com o crescimento do mercado no mundo todo e a consequente ampliação da concorrência, os elementos da gamificação tem sido utilizados por empresários de apostas e desenvolvedores de jogos em três aspectos principais:
Escassez e Urgência
Escassez e urgência são antigas técnicas de marketing usadas por empresas de todos os setores.
A indústria hoteleira costuma utilizar o melhor exemplo dessa estratégia. Se você entrar em um site de reservas de hotéis, não demorará muito para que você veja um aviso piscando diante de seus olhos dizendo algo como: “Só resta 1 quarto por este preço. No momento, 3 pessoas estão olhando para esta oferta.”
Diga-me quantas vezes isso motivou você a rapidamente a pegar seu cartão de crédito e reservar o quarto imediatamente (mesmo que você ache ou saiba que o hotel provavelmente tenha muitos quartos disponíveis!).
Nos produtos de apostas, táticas semelhantes também podem ser utilizadas. As ofertas e promoções podem ter um cronômetro ou serem limitadas em quantidade, o que leva os usuários a tomarem decisões mais rápidas de compra.
Criação de grupos sociais
As apostas inseridas nas conversas de grupos virtuais têm ganhado força nos últimos anos, impulsionando estratégias que visam criar fidelidade às marcas.
Com o avanço da tecnologia, as apostas online cresceram muito, permitindo que os usuários com interesses semelhantes conectem-se entre si em todo o mundo.
E esse movimento é uma tendência importante. O marketing do setor dará um foco cada vez maior à criação de recursos e técnicas que permitam aos fãs de apostas esportivas compartilharem suas histórias de sucesso dentro de seu grupo social.
Comunidades se tornarão parte integrante dos aplicativos de apostas, dando às pessoas a oportunidade de se unir sob a paixão comum pelas apostas esportivas.
Propriedade e Posse
Outra técnica utilizada pelas empresas de apostas esportivas é a chamada “propriedade e posse”. Um exemplo é quando o jogador pode ter acesso a surpresa especial no final de uma aposta, ou uma promoção vip. Pode também ser muitas outras coisas, desde bônus grátis, apostas extras ou a premiação por vencer um torneio de apostas.
O cliente pode desbloquear recompensas simplesmente fazendo login em sua conta através do app ou girando uma “roda da fortuna” após apostar no seu time favorito.
Esta é uma técnica de gamificação simples mas bastante poderosa, capaz de transformar usuários eventuais em clientes fiéis.
Quando se trata de utilizar a gamificação no mercado de apostas esportivas, é fundamental conhecer profundamente seu público-alvo. É crucial entender que tipo de elementos de gamificação são os melhores para utilizar em seu site ou aplicativo. Se o seu negócio está focado na interação com os fãs de esportes, a introdução de elementos de gamificação com foco social seria muito benéfica nesse caso, por exemplo.
Sobre o autor:
André Alves
Diretor comercial da Control+F5
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