Hoje em dia, a adoção de estratégias de marketing com o uso de influenciadores digitais está em alta. No meu cotidiano, vejo que clientes dos mais diversos nichos concordam que utilizar influencers é, de fato, uma estratégia fundamental.
Mas, falando sobre um nicho mais peculiar de mercado, vamos conversar hoje sobre como a participação de influenciadores ocorre no segmento de jogos e apostas esportivas.
Fazendo menção a um artigo de Alexandre Zaghi Lemos, editor-chefe do Meio & Mensagem: influenciar é tudo o que as marcas querem. O propósito da propaganda é intervir em decisões de compras, ações e estilos de vida.
Ele diz também que antigamente, as marcas tinham “personalidades” e “propósitos” arquitetados por estrategistas da indústria de comunicação e marketing.
De acordo com o autor, os novos influenciadores digitais são bem mais acessíveis ao público. Ele alerta também que por construírem comunidades em volta de si, os cuidados das marcas com ações de marketing atreladas a estes devem ser enormes, a fim de que não haja arranhões nas marcas e nos próprios influenciadores.
Eu concordo totalmente com ele. Mas, vamos por partes.
Por que é bom utilizar influencers no segmento de jogos e apostas?
A estratégia de marketing de influência é totalmente válida para as empresas de jogos e apostas. O influencer torna a oferta da marca muito mais palatável e fica bem mais fácil de engajar o cliente. Existe também a figura do micro influenciador, bastante comum no mercado de jogos, que demanda investimentos baixos, obtendo bons resultados.
É sabido que o mercado de jogos e apostas tem uma história complicada no Brasil. Em virtude de mudanças de lei ao longo da história, o setor sofre para fazer marketing, embora já tenha feito grandes progressos em relação a construção de sua imagem.
Entretanto, parte do público ainda tem em mente um conceito errado sobre o mundo dos jogos. A própria nomenclatura “jogos de azar” acaba tornando mais complicado o trabalho do marketing. Por isso, lançar mão da credibilidade de um influencer, pode ser bastante benéfico para a marca.
O influenciador tem um relacionamento mais informal com a audiência, o que acaba desmistificando o propósito das empresas de jogos e apostas. O consumidor passa a perceber que apostar e jogar não é nada mais do que entretenimento e diversão.
A figura do influencer também contribui de forma muito efetiva à criação de autoridade da marca para sites de jogos e apostas. E isso também é muito bom, claro.
Por que devemos tomar cuidado com o marketing de influência em jogos e apostas?
Muito importante também é que as empresas do mercado de jogos não dependam exclusivamente da estratégia de influencers.
O uso de influenciadores digitais traz retornos mais rápidos, quando comparado a outras estratégias. Se usarmos como exemplo um site de apostas, após ações deste tipo, o número de cadastros de usuários do site certamente aumentará.
Por outro lado, o marketing de influência é limitado se for utilizado sozinho. Isso porque a empresa pode se tornar dependente do trabalho do influencer e terá que, de tempos em tempos, repetir a estratégia com novos influenciadores.
Se uma marca quer se consolidar no mercado de jogos, é fundamental adotar também outras estratégias de marketing corporativas e institucionais.
Isso porque da mesma forma que o influencer leva seu público a um determinado site de apostas, ele, no futuro, pode fechar parcerias com outras marcas e levar sua audiência para essas empresas do mesmo nicho. Ou seja, sua marca não pode virar uma espécie de “refém” do influencer, pela falta de investimento em branding.
Resumindo, se o trabalho de consolidação da marca não é feito da forma correta, a etapa de retenção do cliente pode ser muito prejudicada.
Assim, como em tudo na vida, deve existir um equilíbrio entre diversas estratégias, a fim de que a empresa de jogos construa sua marca em bases sólidas e desfrute do melhor que os influencers podem trazer.
Gostou do tema? Entre em contato comigo. Podemos conversar muito mais a respeito
Escrito por André Vinícius de Alencar Alves
Diretor comercial at Control+F5 Gaming; Control+F5 Marketing e Control+F5 IT Tecnologia, marketing de performance.