Todos sabemos que um bom planejamento de conteúdo é essencial. Um bom conteúdo que reflita aquilo que o público almejado busca é o objetivo de toda a estratégia de comunicação. Um conteúdo de qualidade também ajuda no posicionamento e reforço da marca, influenciando, por fim, as decisões de compra.
Por conta de atendermos muitos clientes do nicho de apostas esportivas, temos uma experiência interessante (e engraçada) no início das conversas com alguns deles. Como, em grande parte, eles vêm do exterior, muitos têm a ideia que temas como futebol, carnaval, samba e cerveja resumem o que o brasileiro é e quer da vida!
Como este estereótipo ainda é muito recorrente, sempre explicamos que tem tudo isso por aqui sim, mas que não é bem assim que funciona…
Contamos a eles que o Brasil é um país com realidades muito diferentes em cada uma das suas imensas regiões. O comportamento do público é mais profundo e complexo do que pensa quem está chegando agora por aqui. Criar conteúdo com samba e carnaval provavelmente não fará um site de apostas esportivas ganhar um cliente fiel…
Quem é o público de apostas esportivas?
Outro estereótipo comum é que um apostador é aquele sujeito trancado numa sala escura, que fica fumando e queimando muito dinheiro… Isso pode aparecer nos filmes, mas também não corresponde à realidade!
O apostador esportivo pode ser qualquer um de nós. Alguém que gosta de esportes, vai ao estádio às vezes, assiste jogos em casa, vê notícias, gosta de se divertir vendo memes na Internet, etc. Enfim, pessoas comuns.
O apostador de hoje joga mais para se divertir. Faz uma fezinha na loteria, faz um bolão com os amigos na final do campeonato. Vibra quando acerta um resultado, gosta de debater esporte com os amigos, é “anti” algum time, e por aí vai.
Então, quer dizer que os públicos de todas as casas de apostas são iguais? É claro que não! Cada cliente tem suas demandas específicas e atrai um público diferente. Em meio a tantos novos players atuando neste mercado, é fundamental que o conteúdo de cada site de apostas esportivas seja diferenciado.
Como criar conteúdos personalizados para o público de apostas esportivas?
Agora que vimos que o público que aposta nem é o carnavalesco eterno, tampouco o fumante gastão da sala escura, resta saber: como produzir conteúdo para esse público dos sites de apostas esportivas?
A palavra chave é diversificação. Não adianta só listar os jogos da rodada, os esportes da temporada, porque qualquer um pode facilmente ter acesso a essas informações no Google ou na TV.
Por outro lado, é importante considerar que esse público também quer saber quais são as melhores oportunidades que a casa de apostas oferece para ele. Todo mundo quer benefícios quando decide escolher um determinado site para apostar.
É fundamental não focar estes conteúdos meramente no esporte em si. É importante conhecer profundamente os gostos e anseios do público de cada casa de apostas.
E, como fazer isso? A resposta é aquela que diferencia o content planner profissional do amador: pesquisando!
Tente tirar o máximo de informações do seu cliente. Todos os dados que ele tiver sobre quem frequenta seu site valem ouro. É claro que a agência deve, a partir destes dados, projetar novos rumos, para onde esse cliente tem chances de expandir, como o conteúdo pode engajar, conquistar e reter seus consumidores.
Quer falar mais a respeito? Entre em contato comigo e podemos bater um papo sobre este e outros temas.