Como utilizar a mídia programática no mercado de jogos? - Abradi

Como utilizar a mídia programática no mercado de jogos?

22 de junho de 2022

O Google Ads é uma alternativa bastante importante na maioria das estratégias de marketing. Entretanto, em alguns segmentos como no mercado de apostas esportivas, o uso da solução do Google apresenta alguns entraves.

Por isso, a mídia programática no mercado de jogos tem se mostrado uma ferramenta bastante eficaz para clientes do segmento de apostas esportivas e jogos.

Em geral, a mídia programática é bastante efetiva pelo fato de criar campanhas mais otimizadas e com maior capacidade de inteligência. Os formatos de display e vídeos oferecidos pelo modelo suprem muitas das necessidades dos nossos clientes, além de proporcionar resultados muito mais tangíveis.

Dificuldades do uso do Google Ads no nicho de apostas esportivas

O Google Ads ainda não se adequou à realidade do mercado de jogos e apostas esportivas no Brasil. As apostas esportivas já são legalizadas no país desde o ano de 2018, quando o presidente Michel Temer sancionou a Lei 13.756/2018.

Esta lei aprovou as apostas esportivas de quota fixa, o que significa que estas já são consideradas um serviço público. Tal premissa está atraindo regras gerais aplicadas a este tipo de atividade econômica, assim como regulações mais específicas.

Acredita-se que a regulamentação total do setor seja concluída entre 2022 e 2023. Projetos em torno desse tema circulam atualmente na Câmara dos Deputados, no Senado e no Supremo Tribunal Federal.
Entretanto, o Google ainda cria diversas dificuldades para os operadores de jogos possam divulgar seus produtos e serviços na plataforma.

No Google Ads do Brasil, o uso de diversas palavras-chave relacionadas ao meio ainda é restrito, dentre outras limitações. Este cenário cria muitas dificuldades técnicas para que consigamos melhores resultados com esse tipo de campanha, uma vez que nossa agência atende diversos operadores de jogos e apostas.

Quais as vantagens da mídia programática no segmento de apostas?

A grande vantagem da mídia programática é que podemos ser mais diretos e assertivos para captação e conversão de novos cadastros para os clientes do segmento de apostas esportivas.

Os termos como “apostas” ou “apostar”, bloqueados pelo Ads, são permitidos na estratégia de mídia programática. Dessa forma, os anúncios podem atingir o público-alvo com muito mais eficácia.

Também é possível realizar uma segmentação bem mais significativa, já que é possível definir inúmeras configurações personalizadas como faixa etária e região, por exemplo.

A otimização em tempo real, a qualificação dos anúncios, maior alcance, escalabilidade e mais facilidade de monitoramento são outras vantagens do uso da mídia programática para este setor.
Se você também acompanha o crescimento do mercado de jogos e apostas no Brasil e quer entender como esse movimento vai impactar as empresas de marketing por aqui, entre em contato comigo. Nossa empresa é especializada em criar estratégias para esse nicho e temos muitas ideias a compartilhar.

Por André Alves
Diretor comercial da Control+F5