Como o e-commerce no Brasil pode aprender com os BRICS – Zia Daniell Wigder, da Forrester Research
Algumas características locais diferem os mercados dos países emergentes:
China: possui o maior mercado e grandes investimentos na área de logística, para que possa fazer entrega no mundo inteiro.
Índia: possui varejistas tradicionais em grande quantidade. Neste país, o mercado local é dominante e fechado para varejistas no modelo tradicional, como Walmart, por exemplo.
Rússia: ambiente de varejo fragmentado, com no máximo 5% de market share. Possui formas variadas de pagamento, como a possibilidade das pessoas buscarem seus próprios produtos. Possuem serviços agregados na entrega, como por exemplo, se você compra uma determinada peça de roupa, pode receber conselhos de moda. Vários players estão buscando inovação.
Brasil: As redes de varejo aqui não tem uma rede própria de entrega, tudo é feito através de uma única empresa, os correios e o pagamento é sempre antecipado, principalmente pelo medo do consumidor não receber o produto.
O serviço de entrega é feito apenas por uma empresa, os Correios. Não existe uma solução completa, como existe nos EUA. Precisamos de alguém que gerencie a logística, cuide da infraestrutura. No Brasil existe um mercado a ser desafiado, pois não existe ninguém aqui que saiba cuidar de tudo. Sua empresa pode inovar, entregar mais rápido, descobrir o que pode fazer de diferente para se diferenciar. A tendência é olharmos o que acontece fora do Brasil e aprender com o impacto no negócio.
Prepare-se para crescer em mercados menores.
Nos mercados emergentes é difícil ganhar lucro rápido com e-commerce, o retorno começa a partir de 1 a 2 anos. É importante esperar por um prazo mais longo para obter lucro.
Uma tendência do e-commerce é a mudança para cidades de porte menor, já que as pessoas dessas cidades não tem acesso à quantidade diferenciada de marcas. Quem foca somente nas grandes cidades pode estar perdendo oportunidades.
Aumentou o número de usuários de equipamentos móveis e as empresa precisam se aproveitar desses recursos. As pessoas compram mais itens pela internet depois de uma experiência positiva: livros, hardware, passagens aéreas, fazem transferências bancárias.
A tendência é que as vendas sejam mais subjetivas, ou seja, você só comprará ao vivo o que precisar tocar, ver de perto, como por exemplo, alimentos, maquiagem, etc. Como os brasileiros estão muito conectados às redes sociais, talvez esse seja um dos caminhos a trabalhar, mostrando as pessoas as vantagens de comprar mais online.
Lessons from Replatforming and Increasing Conversion through Content Testing – Jared Blank da Tommy Hilfiger
O tempo de implantação de uma nova plataforma leva em torno de 9 a 12 meses, por isso tudo precisa ser discutido muito antes da implantação. Tudo que acontece na esfera da web é complicado. Tem que colocar em mente tudo o que pode acontecer. Lidar com várias empresas fornecedoras leva muito tempo, inclua isso no cronograma.
01) Quando for apresentar um exemplo do que pode ser feito para um cliente, procure sempre um fornecedor que tenha exemplos do mesmo setor de operação deles. O cliente tem que perceber que é uma ferramenta que ele possa explorar.
02) Você precisa ser claro e objetivo com seu cliente, pensar em assuntos fora da caixa, fazer perguntas sobre o que não está implantado no software e discuta os requisitos com o parceiro de desenvolvimento.
03) Defina quais são as obrigações do programador e quais são as do desenvolvedor, antes de começar o trabalho. Avise sobre as coisas que são possíveis de acontecer.
04) Ao encerrar um contrato com um antigo fornecedor, seja bacana com ele, pois ele ainda vai precisar te ajudar na migração. Sejam profissionais na hora da ruptura, responda tudo o que for preciso.
05) Faça pequenas coisas, para testar a taxa de conversão, como em banners por exemplo. Não espere chegar algo grande e mágico para começar.
06) Pense no design para mobile também, já que grande parte das pessoas usam seus smartphones quase o dia todo.
Estratégias de vendas e relacionamento com o cliente – Ricardo Nunes da Ricardo Eletro
Ricardo Nunes, sócio da rede de varejo Ricardo Eletro contou um pouco da sua trajetória de vida. De origem humilde, ficou órfão de pai aos 12 anos de idade, no interior de Minas Gerais. Para ajudar no sustento da família, Ricardo passou a vender mexerica no trânsito da cidade. Com o aparecimento da “concorrência”, montou uma barraquinha e para se diferenciar, criou o slogan “cubro qualquer oferta do Brasil”, fez promoção, fazia entregas nas escolas, casas e assim foi aprendendo a lidar com as pessoas e a entender na prática, como funciona um mercado. Buscou formas de entender o consumidor e fazer o diferencial.
Buscou bijuterias na rua 25 de Março em São Paulo, SP, para revender e após isso, com um pouco mais de dinheiro, abriu um ponto comercial simples para vender bichinhos de pelúcia e alguns poucos eletrodomésticos. Sua estratégia era comprar de pouco em pouco, pagar a dívida e vender. Aproveitou sua ideia de criança e lançou o slogan de que tinha os eletrodomésticos mais baratos do Brasil. Enquanto uma loja vendia por R$ 50,00, ele vendia por R$ 39,90, mas não tinha estoque.
No caso do varejo, o preço é fundamental, é um item muito importante nesse segmento, mas as pessoas também querem atenção, serem bem atendidos. O que é mais importante no NOSSO segmento? Ver qual é o nosso diferencial, adaptar a companhia se for preciso, para que todos acreditem e vendam esse posicionamento.
Ricardo, que fechou o ano de 2013 com faturamento de 10 bilhões, cita algumas dicas fundamentais para se ter sucesso:
Para ter sucesso, você tem que dar o exemplo. Não pode ter medo de apanhar, tem que ir atrás, colocar a mão na massa.
Atender bem e ter loja bonita é obrigação. Em cada reforma, ele chegou a aumentar as vendas em 40%.
Adapte o produto para o seu público. Você tem que saber com quem está se comunicando. Pergunte o nome do cliente, sua profissão, como ele gosta de pagar. Seja humilde, não deixe a vaidade tomar conta de você.
Cuide de seus funcionários, pois as pessoas não trabalham para as empresas, mas para as pessoas.
Invista na sua marca, divulgue, crie um posicionamento.
O online vai dominar o mundo. Para concorrer, você tem que voltar a ser vendedor de sapatos, olhar nos olhos do cliente.
As oportunidades no ciclo de vida do cliente através do email – Gustavo Marioto da ViajaNet
Estamos na “era do relacionamento” onde precisamos entender a necessidade, prever o desejo e surpreender as expectativas.
Baseado nisto, uma campanha de email marketing precisa ser segmentada. Não funciona mais mandar emails não segmentados, pois não estamos entregando o que o cliente deseja. As campanhas orquestradas chegam até 70% de abertura a mais que campanhas convencionais, pois gera reconhecimento do indivíduo e ele se identifica em todos os canais.
Ciclo de compra de uma viagem em cinco etapas, com janelas de oportunidades.
– Sonhar: o usuário ainda não sabe o destino, costuma ver vídeos e fotos de amigos.
– Planejar: o usuário já considera qual será o destino. Pesquisa preços e datas. Nessa etapa já temos pistas sobre o que o consumidor quer.
– Reservar: ele decide a viagem e a data. Você já sabe tudo sobre ele.
– Vivenciar: 50% das pessoas consultam seus smartphones para consultas a passeios, restaurantes.
– Compartilhar: 7 a 10% dos check-ins são de aeroportos ou pontos turísticos.
Melhores práticas de uso do Facebook Ads no dia-a-dia do ecommerce – Adriana Mesquita do Facebook
A busca representa apenas uma fração da intenção de compra e usar a mídia no Facebook (Facebook Ads) leva a mais ROI atribuído a search.
1. Fale com as pessoas certas. Fale com seus melhores consumidores para estimular a recompra. Fale com seus próximos consumidores, selecionando um público parecido com seu público principal. Garanta fidelidade.
2. Seja interessante para gerar uma ação, tenha um ponto focal. No Facebook você tem uma tela para trabalhar o desejo pelo seu produto, use isto a seu favor. Coloque seus produtos no centro da experiência, com post otimizado para conversão, botão comprar agora. O tom da sua comunicação combina com a personalidade da sua marca, faz alguém sorrir, gera informação?
3. Mensure em todos os dispositivos, já que o mundo está caminhando para o mobile. A nova geração já vem com esta experiência desde a infância. As pessoas são multiplataformas, acessam do mobile e finalizam pelo desktop. Siga o caminho do consumidor.
Recuperação de carrinhos e a recompra através do email marketing – Adilson Rielo da Saraiva e Siciliano
Principais motivos para o abandono do carrinho de compras:
1) Frete caro
2) Check-out complexo ou muito lento
3) Formas de pagamento muito limitadas
4) Falta de especificações do custo do produto
5) Falta de confiança e segurança
Usando o email marketing, você pode reconquistar aquele consumidor que desistiu da sua compra, com emails personalizados, de acordo com as preferências rastreadas pela navegação.
É um ótimo canal para recuperação de carrinhos abandonados e cria relacionamentos de qualidade. Um email marketing exclusivo chega a ter taxas de conversão muito melhores que os emails comuns, por causa da personalização.
Principais motivos para recompra:
1) Qualidade do serviço ao consumidor
2) Programas de fidelidade, recompensas, descontos
3) Relacionamento pós venda
4) Ofertas relacionadas a compra