Nike Plus é para quem gosta de corrida e música (e marcas): um par de tênis e um iPod ligados sem fio animam o exercício e conectam o corredor a uma comunidade online.
Tive oportunidade de conhecer todas as peças finalistas (o short-list) da categoria cyber do Festival de Publicidade de Cannes 2007 e não tenho dúvidas de que a estratégia de comunicação online desenhada pela RG/A para o produto Nike + da Nike foi de longe o melhor case digital apresentado no Festival deste ano. Não é para menos que a estratégia de comunicação online levou o Grand Prix em Cyber (o máximo da categoria) e foi premiada na categoria Titanium (o prêmio dos prêmios). Antes de mais nada, o produto é extremamente inovador e interessante. Já pude usar algumas vezes e fiquei fascinado. Trata-se da junção da música com a corrida, materializada através do iPod e do tênis da Nike. Você programa seu treino no iPod e (através de um sensor dentro do tênis) recebe informações como o tempo restante para a corrida e progresso realizado entre as músicas que você escolheu, por exemplo. Se parasse por aí já seria um produto muito interessante, mais a RG/A foi muito além. Ao chegar do treino e sincronizar o iPod, seus dados são enviados automaticamente para o site Nike +, que os apresenta de forma lúdica e visual. No site ficam seus resultados, histórico e metas. Todas estas informações podem ser compartilhadas e o site assim cultivou uma comunidade global de corredores que competem e trocam informações online. Coletivamente, a comunidade criada em torno do Nike + já correu mais de 30 milhões de quilômetros. Esta experiência composta de hardware, software, conteúdo e comunicação transformou o Nike + em um sucesso instantâneo que revigorou a marca Nike e, segundo a companhia, contribuiu com o aumento de 8,1% dos lucros no último trimestre. Os prêmios que a RG/A recebeu com o Nike + no festival de Cannes 2007 são uma prova que comunicação digital de resultado é mais do que uma sacada interessante ou uma pirotecnia visual. É serviço, é agregar valor ao produto, é fazer parte da experiência de consumo. Abaixo, um filme promocional mostra como funciona.
http://www.youtube.com/v/nhStKDFGv_s”></param
O vídeo abaixo apresenta um reportagem já antiga sobre o mercado de publicidade frente a oportunidades do ambiente online, com a tese de que os consumidores de hoje, criados a joystick, tornaram-se mais exigentes em relação aos anúncios, o que daria uma vantagem às campanhas online em relação aos tradicionais filmes de 30 segundos exibidos na TV. O programa entrevista Robert Greenberg, diretor de criação da RG/A, que comenta: “as pessoas logo vão perceber que o ambiente interativo não é mais um canal; é o canal mais importante.
http://www.youtube.com/v/o4N4cAkFX3Y”></param
Marcelo Tripoli Morais