No dia 17/09, líderes e profissionais de agências digitais mergulharam nas estratégias e ferramentas mais recentes da plataforma que está redefinindo como as marcas se conectam com o público. Foi no evento “Abradi no TikTok: Narrativas, IA e Criatividade em Escala”, promovido pela Abradi em parceria com o TikTok, em São Paulo.
Dividido em três apresentações, o evento foi liderado pelo gerente de marketing regional do TikTok, Felipe Ramalho, que revelou como otimizar a presença na plataforma, explorar funcionalidades inovadoras e ampliar resultados.
Para recapitular os principais insights, preparamos um panorama das discussões que abordaram desde o público da plataforma até as ferramentas de Inteligência Artificial que prometem escalar a criatividade.
TikTok: muito além da geração Z
Um dos primeiros mitos desfeitos no encontro foi o de que o TikTok é exclusivo da Geração Z. Com mais de 1.5 bilhão de usuários ativos globalmente, a plataforma atrai um público diversificado, com uma parcela significativa entre pessoas entre 30 e 45 anos no Brasil.
O TikTok se posicionou como um poderoso motor de descoberta, onde 78% dos usuários brasileiros assistem aos anúncios até o fim, impulsionados pelo formato de tela cheia que garante total atenção. Essa característica transforma a plataforma em um local estratégico para todas as etapas do funil de marketing, gerando engajamento e conversão. A interação é um “loop” contínuo, onde marcas e comunidade colaboram na cocriação e amplificação do conteúdo, como exemplificado pelo case do Carmed da Cimed, que viralizou graças à participação ativa dos usuários.
Dominando a narrativa: conteúdo nativo e ferramentas criativas
A chave para o sucesso no TikTok reside na autenticidade e na linguagem nativa. O evento enfatizou que, quanto mais o conteúdo se integra ao estilo da plataforma, maior será a conexão e o engajamento. Para auxiliar as agências nessa jornada, a Central Criativa (Creative Center) do TikTok foi apresentada como um recurso indispensável.
No Creative Center, as agências encontram:
- Tendências em alta: hashtags, músicas e vídeos populares.
- Insights sobre audiência: perfil demográfico e interesses de nichos específicos, como o agronegócio.
- Análise de hashtags: volume de postagens, visualizações e nível de interesse.
Para marcas de luxo, a recomendação é focar em conteúdo inspiracional que mantenha a percepção de exclusividade, utilizando segmentação por alto poder aquisitivo. Já para produtos artesanais ou personalizados, mostrar o processo de criação e a história por trás do produto gera uma conexão emocional poderosa, como o exemplo de uma loja de joias que humanizou suas alianças contando histórias de amor.
“A constância nas postagens e a flexibilidade para aproveitar as tendências são necessárias. Além disso, o uso estratégico de hashtags, incluindo termos em inglês para comunidades globais como #BookTok ou #DIY, pode expandir significativamente o alcance”, explicou Ramalho.
IA em ação: Symphony e Smart+ escalando a criatividade e performance
A IA foi um dos pilares do evento, com destaque para as ferramentas TikTok One, Symphony e Smart+, que revolucionam a criação, otimização e gestão de campanhas. O TikTok One é o hub criativo da plataforma. Dentro dele, o Symphony é a ferramenta de IA generativa que permite gerar vídeos otimizados a partir de prompts e criar avatares personalizados. Além disso, o Symphony permite:
- Simular provadores virtuais com avatares para e-commerce de moda.
- Gerar roteiros e adaptar conteúdos existentes.
- Transformar imagens em vídeos para melhorar a performance.
- Adaptar discursos e assets com traduções e dublagens, permitindo alcançar audiências globais.
“Com as soluções de inteligência artificial generativa do TikTok, não importa o tamanho do seu negócio. Agora, você pode contar a sua história pro mundo todo, em qualquer idioma’’, enfatizou Guilherme, executivo de mídia da empresa.
Complementando as novidades, o Smart+ foca na otimização de campanhas, automatizando a entrega de anúncios e alocando orçamentos de forma inteligente. Ele reduz o tempo de aprendizado da campanha e a fadiga criativa, com melhorias de performance impressionantes para web, leads e aplicativos.
A sinergia entre Symphony e Smart+ empodera agências a produzir, testar e otimizar criativos em larga escala, direcionando o investimento em mídia para o que realmente funciona.
TikTok Shop: o futuro do comércio eletrônico direto na plataforma
O TikTok Shop foi destacado como uma potente plataforma de conversão e carro-chefe do e-commerce integrado no Brasil. Apresentado como um marketplace com o menor custo por venda do mercado, oferece uma oportunidade valiosa para negócios de todos os tamanhos.
Seu sucesso vem do algoritmo que favorece conteúdo nativo e autêntico, permitindo que as marcas gerem vendas de forma envolvente e humana.
Melhores práticas para agências no TikTok
Ramalho dividiu dicas práticas fundamentais para obter sucesso na plataforma: “Utilize a Central de Negócios e o Creative Center para insights e gerenciamento, mas, acima de tudo, mantenha constância, explore o Creator Marketplace e, fundamentalmente, use o TikTok pessoalmente para entender suas nuances e antecipar tendências, só assim será possível saber como ele funciona na prática’’, finalizou.
‘’O evento foi uma experiência enriquecedora, que solidificou a compreensão de que o TikTok se tornou um ecossistema dinâmico que alavanca, sem dúvida, os resultados das agências que buscam inovar e escalar’’, completou o diretor-executivo da Abradi, Paulo Centenaro.
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