O encontro pautou a Portaria 5.218 do MCOM que normatiza o modelo e alteração da Lei 12.232/2010.
Nesta terça-feira, 18 de abril, a presidente da ABRADi, Carolina Morales, a vice-presidente de governo, Adriana Moya e o presidente da ABRADi PR, Joaquin Presas, se reuniram com a equipe de comunicação do governo do estado do Paraná para disseminação de conhecimento e seminário que auxiliará o órgão na conclusão da licitação que será lançada para a contratação de serviços de comunicação digital.
Morales e Moya resgataram o histórico dos Acórdãos e Leis nos últimos 17 anos que regem as áreas de comunicação. Na conclusão desta fase do Seminário, o ápice se deu com a apresentação da Lei 14.356, que alterou a Lei 12.232, e que agora inclui a comunicação digital como objeto de contratação por entes públicos.
Com essa novidade, as empresas públicas e órgãos da administração direta devem contratar serviços de comunicação corporativa e de comunicação digital, independentes do contrato de publicidade e ainda, na modalidade técnica e preço ou melhor técnica. Ficando assim vedado o pregão.
Diversas licitações, que contaram com a colaboração da ABRADi, foram citadas como referência, tais como, SECOM, Ministério do Turismo, INCRA, BACEN, Governo de São Paulo, Banco da Amazônia, Embratur, Banco do Brasil, BNDES, Ministério da Saúde entre outros.
O Guia de Valores de Produtos e Serviços Digitais ABRADi, lançado em 2022 e atualizado em 2023, foi previamente disponibilizado para a equipe do governo do paraná.
A ABRADi esteve presente neste início de 2023 em diversos ministérios do governo recém empossado, se colocando à disposição para colaborar na melhoria da contratação de serviços de comunicação digital, beneficiando, desta forma, a sociedade como um todo.
A Associação
A Associação Brasileira de Agentes Digitais – ABRADi é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que defende os interesses das empresas desenvolvedoras de serviços digitais no Brasil. A entidade está presente nos estados do CE, DF, GO, MG, MA, MS, PE, PB, PR, RJ, RN, RS, SC, SP e na Região Norte. Atualmente, possui cerca de 400 empresas associadas.
A ABRADi é um ambiente democrático e inclusivo para todas as empresas que tenham as soluções digitais como foco prioritário de atuação. Adotamos como proposta principal, a mobilização das agências digitais em torno de propostas de consolidação do setor e no auxílio às empresas associadas na gestão de seus negócios. Estimulamos todos os associados a colaborar ativamente na discussão de normas e processos de excelência e a dialogar francamente com o mercado e os outros setores da sociedade.
Acreditamos que bem geridas, essas empresas tornam-se construtoras de uma sociedade mais transparente e livre, que utiliza a Internet para se informar, estudar, fazer negócios e exercer seus direitos de cidadania.