ABRADi lança projeto com cursos para agentes digitais

14 de dezembro de 2020 sympla abradi academy_v4 (1)

Na última terça-feira (8/12), a ABRADi lançou por meio de um webinar o ABRADi Academy, projeto que irá oferecer cursos e treinamentos nas versões EaD e presencial. O bate-papo, mediado por Rodrigo Neves, presidente da ABRADi Regional São Paulo, contou com a participação de Fábio Adiron e Eduardo Ramalho, especialistas em big data, que apresentaram a relevância dos dados para o ambiente digital e um pouco do que será explorado nos cursos da ABRADi Academy. Os cursos estarão disponíveis já no primeiro trimestre de 2021.

Um dos primeiros cursos disponibilizados será sobre a importância de gerenciar dados e será conduzido por Fábio Adiron, que trabalha na área de marketing com dados juntamente com o professor doutor Eduardo Ramalho, especialista em de business intelligence e também é diretor de inovação da PH3A.

Este módulo do ABRADi Academy terá como diferencial o foco na perspectiva do negócio, ou seja, formas de impulsionar o seu negócio e aumentar resultados a partir da utilização dos dados. O curso promete trazer uma visão mais abrangente para definir estratégicas e, assim, aprimorar processos, aplicando os conceitos ao mundo prático.

Durante o bate-papo foi enfatizada a importância dos dados e como atualmente as empresas não sabem operá-los. Uma vez que o uso dos dados possibilita aumentar sua eficiência de vendas, ao captar clientes que possuem intenção de compra, o que é muito mais importante do que o cliente potencial.

A relevância da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), sancionada em setembro de 2020, foi outro tema abordado. De acordo com a percepção dos especialistas, a LGPD é positiva ao tirar do mercado empresas que não atuam de uma forma correta e que aborrecem o consumidor com suas abordagens, utilizando dados de forma inadequada. Eduardo Ramalho afirmou, ainda, que pouquíssimas empresas estão preparadas para a LGPD. Porém, ela traz a perspectiva de melhorar o cenário atual ao orientar e disciplinar as empresas portadoras dos dados, estimulando-as a pensar em estratégia para utilizá-los.

De acordo com Eduardo Ramalho, o desconhecimento dos dados proporciona uma ineficiência absurda para o negócio. “Hoje existem estratégias consolidadas para se fazer abordagem anônima nas redes sociais em compliance com a LGPD, que acentuam dramaticamente a eficiência do negócio”, afirmou.
Entre os assuntos abordados, os convidados também explicaram a diferença entre big data e montanha de dados. Ramalho explicou que para um montante de dados se tornar big data, precisa incorporar o dado não estruturado aos dados estruturados. Isto porque, os dados não estruturados, como o comportamento do cliente no seu site, dados de imagem e câmeras, somente se tornam big data ao se unirem com dados estruturados.

No meio da comunicação digital, o número de curtidas e compartilhamentos está cada dia mais almejado e o curso do ABRADi Academy mostrará também a efetividade do engajamento, uma vez que as empresas vêm investindo muito nessa área. Os professores irão mostrar que o engajamento pode ser ou não importante, dependendo do seu objetivo. Será possível aprender na prática o que é engajamento em prol do seu negócio.

O conceito de mídia programática também foi explicado pelos entrevistados. De acordo com Fábio, “a mídia programática ainda é o terceiro ou quarto ponto de alocação no marketing digital. Porém, no cenário atual, há mais pessoas falando que colocando em prática de fato. E informa que quem está praticando o processo são aqueles que conseguem descobrir a pessoa certa, no momento certo, quando tem intenção de compra”. Já Ramalho informou que a mídia sempre foi movida a compra de espaço, seja no rádio, TV ou mesmo outdoor, e que a nova realidade no mundo digital é focar a compra de dados de potenciais compradores. Focar na compra de audiência, de acordo com Ramalho, é aplicar a mídia programática com o conceito de falar com pessoas.

O moderador finalizou trazendo a importância do profissional do marketing digital se especializar, ampliar seus conhecimentos e entender sobre tecnologia. Eduardo confirmou que a atualização é fundamental, pois o mercado está exigindo cada vez mais dos profissionais do marketing.

Para saber mais sobre o tema, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=uT4a5mL6Yz4&feature=youtu.be e confira todos os detalhes que este projeto irá oferecer.