Tendências para as redes sociais - Abradi

Tendências para as redes sociais

3 de junho de 2020

Tendências para as redes sociais

QUASE 40% DOS USUÁRIOS QUE ESTÃO PRESENTES NAS REDES SOCIAIS PASSAM, EM MÉDIA, MAIS DE QUATRO HORAS POR DIA NESSES CANAIS. POR ISSO MESMO, RESUMIMOS QUAIS SERÃO AS TENDÊNCIAS PARA AS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS;

Conteúdos temporários e interativos

Uma das funções que mais têm dado engajamento para os influencers é o Stories do Instagram. O número de usuários que diariamente utilizam o recurso passou de 250 milhões para 500 milhões entre junho de 2017 e janeiro de 2019. Isso apenas para se ter noção de como a ferramenta se tornou importante para o engajamento.

Não é a toa que o Facebook também passou a utilizar o recurso, com sua versão de “story”. Por ser um conteúdo que desaparece depois de 24h, e ser interativo, as pessoas passam mais tempo conferindo stories de quem segue.
Uma importante dica para quem quer ter seu conteúdo relevante é investir nos stories.

 

Vídeos ainda possuem maior relevância

Os conteúdos de vídeo ainda são de maior relevância. Possuindo um maior engajamento pelos usuários. Para conteúdo de feed, os vídeos acabam recebendo 38% a mais de comentários e compartilhamentos do que imagens estáticas.

Likes deixam de ter tanta importância

Algo que sempre bom ficar ligado é na questão dos likes, e sua importância para nosso conteúdo. Cada vez mais os usuários estão exigentes com o que entregamos e como nos comportamos nas redes, sendo assim, depois da atualização em ocultar o número de curtidas no Instagram, se pode realmente ver o tamanho do engajamento e qualidade.

O foco cada vez mais será em compartilhamentos, salvos e comentários como boas métricas para o público-alvo. Assim, podemos criar uma fidelização e voz ativa na sua rede.

Comunidades nas redes sociais

Cada vez mais as comunidades no Facebook estão ganhando força, e por isso mesmo possuem uma forte tendência para 2020. Os números indicam que 90% das conversas online sobre serviços e produtos são originadas em grupos e que o tempo médio de um usuário nesses canais é de 20 minutos. Por isso mesmo, não podemos ignorar esse veículo como estratégia.

Comportamento de influenciadores

Devido a exigência dos usuários para com o conteúdo que recebem, e já estão cansados de ver coisas repetitivas e sem autenticidade. Segundo a pesquisa, 62% dos usuários consideram as campanhas feitas com influencers para pessoas facilmente influenciáveis.

Podemos considerar que uma das razões para essa mudança comportamental seria a questão das pautas políticas e movimentação social junto ao acesso e acompanhamento dos mesmos nas redes, tornando o usuário mais exigente e com maior consciência sobre sua identidade.

 

Novas redes sociais

Uma das principais redes novas que surgiram foi a Tik Tok. Basicamente ela é uma plataforma para criação de vídeos divertidos no estilo story, com duração máxima de 15 segundos.

Superou o número de downloads nos Estados Unidos, e chega a um bilhão de downloads. Algo incrível, porém isso não significa que devemos apostar todo nosso planejamento nela, já que isso vai depender muito do seu público-alvo e seu perfil como empresa.
Porém, é uma boa opção e confirma nossas tendências sobre o engajamento com vídeos e stories.