Temas como Metaverso, comunicação digital em órgãos públicos, Tiktok e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foram abordados no evento que acontece em São Paulo
O maior evento de negócios da economia digital e tecnologia do país, o Digitalks Expo, começou em São Paulo nesta quarta-feira (24), com dezenas de palestras e talkshows nacionais e internacionais. O palco da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (ABRADi) foi um dos destaques no primeiro dia de evento trazendo assuntos como Metaverso, comunicação digital em órgãos públicos, Tiktok e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Vender para o governo sendo uma agência digital
Desafios e métodos de agências digitais que atuam prestando serviço para governos foram apresentados pelo presidente da ABRADi-DF e CFO da in.Pacto Comunicação, Vitor Fortes, juntamente com a especialista em licitações da FSB Comunicação, Ludimilla Martinelli.
“O digital hoje abrange tudo, mas tem seus objetos específicos. A comunicação é dinâmica, as agências precisam ficar atentas a esses movimentos do mercado para conquistar melhores resultados”, afirmou Vitor, que já está há 32 anos no mercado de empresas de comunicação estratégica.
O público ainda recebeu informações sobre como participar de licitações e como apresentar propostas técnicas e financeiras. “Na parte da proposta técnica, a empresa coloca toda sua tecnologia, criatividade e expertise para representar mais o desafio que foi colocado dentro do edital e se destacar”.
Proteção de dados
A Lei Geral de Proteção de Dados foi outro tema debatido no palco ABRADi. Os painéis LGPD na vida real: certificação como uma boa prevenção e LGPD aplicada à coleta de documentos apontaram que 60% das pessoas permitem acesso aos seus dados com confiança, dependendo da relação e credibilidade da empresa que solicita. “Proteção de dados é gerar confiança para o consumidor, é uma relação de troca com clareza”, destacou o advogado Vitor Andrade.
Experiências de consumo
O presidente da ABRADi-RJ, Fábio Medeiros, abordou também o tema na palestra Experiências de consumo baseadas em dados: análises preditivas da jornada do consumidor. “Os dados nos ajudam a dar um direcionamento mais assertivo. Dessa forma, enviamos conteúdos que o consumidor deseja receber, com base nos dados recolhidos e assim fidelizamos o cliente”.
Palco ABRADi
Também foram destaques no Palco ABRADi diversos outros temas que podem ser conferidos na lista abaixo.
Quadro | Tema | Representantes |
Painel | Experiência Imersiva no Metaverso. Oportunidade para teoria e prática se encaixem de maneira única, proporcionando aos participantes uma experiência imersiva onde poderão utilizar óculos de realidade virtual. Além da experiência, os conteúdos também foram destaque, com referências do Metaverso no mercado. Na oportunidade será lançado o Evento em Florianópolis, o Metaverso Day, 22/09. |
Mediadora: Tânia Vicente Agência iW2 Digital e Diretora da ABRADi Santa Catarina Participante: Daniel Kroin Agência DIWE e Presidente da ABRADi Santa Catarina Participante: Juliano Kimura Empresa Trianons |
Painel | Saiba como vender para o governo sendo uma agência digital A Comunicação Digital é a disciplina mais requerida pelos órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal. Diante disso, após a Lei 12.232/2010, o mercado vem se organizando para obter uma legislação própria. Recentemente foi lançada a Lei 14.356 como também a Portaria do Ministério das Comunicações, 5.218, publicada em 25/04/2022. |
Mediadora: Adriana Moya Agência Digital Group e Vice-Presidente de Governo da ABRADi Nacional Participante: Vitor Fortes Agência In.Pacto e Presidente da ABRADi-DF Participante: Ludmila Martinelli FSB Comunicação |
Painel | LGPD na vida real. Certificação como uma boa prevenção. Para oferecer a Certificação, a ABRADi e o Bureau Veritas criaram a Norma ABRADi Bureau Veritas, que vai além das exigências criadas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, e incorpora interpretações específicas da General Data Protection Regulation (GDPR), lei Europeia sobre a Proteção de Dados Pessoais. Venha e conheça além da Certificação, a Cartilha de Proteção de Dados Pessoais lançada pela Associação. |
Mediador: Carlos Paulo Jr Agência UM_digital e Vice-Presidente da ABRADi Nacional Participante: Vitor Andrade Advogado e Sócio do escritório Morais Andrade Participante: Carla Fernandes Advogada e Gerente de Relações Trabalhistas, no Bureau Veritas |
Painel | Quer vender melhor? Entenda os 147 serviços digitais mapeados pela ABRADi Foi falado sobre o Guia de Valores e Produtos e Serviços da ABRADi nesse painel que, além de apresentar os itens e seus descritivos, também discutiu a sua aplicabilidade ao mercado. O material e o painel, ainda apresentaram o mapeamento de preços. |
Mediadora: Carolina Bazzi Morales Agência IComunicação e Presidente da ABRADi Nacional Participante: Marcos Moraes Agência Hook Digital e Vice-Presidente Financeiro da ABRADi Nacional Participante: Alberto Goulart Agência PlanoCom e Presidente da ABRADi MG |
Talk Show
Área Local |
Site: Alicerce de uma presença digital. Apresentação do papel do Site como um alicerce na presença digital de empresas. Explorando o Site como apoiador da empresa em sua estratégia digital e ações na Internet. Destacando seu vínculo e relação com as demais ações digitais. |
Sandro Alencar Fernandes – Diretor Executivo Área Local
|
Talk Show
In.Pacto |
TikTok para educação O case do Conselho Federal de Química, desenvolvido pela in.Pacto junto ao TikTok, mostra que a plataforma é um ótimo espaço para conteúdos educativos, que impulsionam e engajam o perfil dos clientes. Mais do que estar no TikTok, é necessária estratégia. |
Leonardo Dalla – Diretor de Comunicação Digital – In.Pacto
|
Talk Show
UM_digital |
Experiências de consumo baseada em dados: análises preditivas da jornada do consumidor Como fazer planejamento de marketing digital baseado em dados para campanhas e ações mais assertivas e efetivas |
Fábio Medeiros – Sócio da UM_digital e Presidente da ABRADi-RJ
|
Talk Show
Clickweb |
LGPD aplicada à coleta de documentos: como empresas podem fazer o tratamento de dados de seus clientes na recepção de documentos. | Paulo Henrique Ferreira: CEO da Clickweb |
Confira aqui os destaques do dia 25/08