Entrevista com Paulo Milreu, presidente da ACOPADi e diretor de social media marketing da Dinamize.
Nessa entrevista Milreu fala sobre as peculiaridades do mercado digital no interior do estado de São Paulo e afirma que poucos compreendem, mas o interior paulista é um estado à parte.
1) Há quanto tempo existe a ACOPADi e qual é a sua abrangência?
A ACOPADi foi fundada em outubro de 2009 depois de 8 meses de reuniões com vários empresários do mercado da região. Tivemos o apoio da ABRADi o que nos deu força para ter uma entidade no interior paulista
Inicialmente, ela abrangia 141 cidades na região centro-oeste paulista, mas agora sua atuação passa por reformulação com a abertura de capítulos regionais em várias cidades do interior paulista. Já estão em pleno funcionamento os Capítulos de Ribeirão Preto e São José dos Campos, e nos próximos meses devemos iniciar capítulos em outras cidades.
2) O que você poderia destacar sobre a atuação da entidade no desenvolvimento do mercado digital no interior de São Paulo?
Temos no interior características bem distintas daquelas já tão divulgadas nos grandes centros. Poucos compreendem mas o interior paulista é um estado à parte, não é como São Paulo, não é como o Rio, e somente participando desse mercado é possível compreender. Temos situação relacionadas ao mercado, como preço, tempo de decisão de um contrato e mesmo relacionamento com o cliente, que são totalmente diferentes e únicos. A ACOPADi se insere nesse contexto, compreendendo sua própria região, buscando trazer informações e eventos dos grandes centros e levando também nossas empresas para atender clientes de outras regiões.
3) Qual é o potencial dessa região? No que as empresas que atuam no interior do estado se destacam?
Temos no interior paulista empresas com mais de 400 colaboradores focados em tecnologia. Claro, é um caso único, mas em seguida temos empresas com 200 colaboradores, 100 colaboradores e diversas com 50 ou mais colaboradores atuando com tecnologia, marketing e internet.
E são muitas empresas com sede no interior paulista mas atendendo clientes de todo o Brasil, e algumas delas já prestando serviços para Estados Unidos e India.
4) Quais são as principais dificuldades que as empresas que não atuam na capital enfrentam?
Talvez a principalmente dificuldade seja a distância de mercados compradores como São Paulo e Rio de Janeiro, mas já estamos acostumados. As empresas do interior já se acostumaram a viajarem muito, irem toda semana para São Paulo, voarem para outros centros, e inclusive mantém escritórios nessas cidades.
5) Como a ACOPADi atua nesse sentido? Quais são os projetos em andamento?
A ACOPADi tem como meta expandir sua atuação para 8 regiões no interior paulista, além da sua sede em Bauru. Além de Ribeirão Preto e São José dos Campos que são Capítulos Regionais em pleno funcionamento, teremos Capítulos em Araçatuba, Campinas, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Santos e Sorocaba. Cada Capítulo Regional tem seu Diretor, que participa ativamente das reuniões executivas da entidade, mas tem sua liderança formada em sua região, onde atua de forma descentralizada com sua atividades e eventos, mas totalmente coordenado com a diretoria da ACOPADi.
6) Como você enxerga o crescimento do mercado de comunicação digital?
Temos o nosso censo digital pra mostrar que o crescimento do mercado digital brasileiro é realidade e muito forte, e sem dúvida temos um 2013 onde o ecosistema de redes sociais propiciará uma forte atuação das empresas nas mídias sociais, cada vez com mais maturidade e compreensão dos públicos, e melhor capacitação dos profissionais. Talvez o grande desafio seja o “apagão” de profissionais prontos para o mercado.