Painel Como Montar uma Loja Virtual de Sucesso foi organizado pelo Sebrae-SP – Escritório Regional do Grande ABC, em parceria com a ABRADi-SP
Cláudio Coelho, Elvis Gomes, Gustavo Chapchap, Roberto Calderón e Thiago Sarraf dão palestra sobre “Como Montar uma Loja de Sucesso na Internet”
O Sebrae-SP – Escritório Regional do Grande ABC, em parceria com a Associação Paulista das Agências Digitais – ABRADi-SP, realizou na noite desta terça-feira (5), no Ciesp em Diadema, uma palestra sobre Como Montar uma Loja de Sucesso na Internet. A palestra fez parte Ciclo de Comunicação Digital do Grande ABC, iniciado em julho, com palestras mensais gratuitas, e que vai até outubro deste ano.
Fizeram parte da mesa os especialistas em comércio eletrônico da ABRADi-SP Cláudio Coelho, Elvis Gomes, Gustavo Chapchap, Roberto Calderón e Thiago Sarraf, profissionais que ajudaram a desenvolver o Guia de e-Commerce, um conteúdo que ensina como abrir um negócio de sucesso na internet, feito a partir da experiência de profissionais que juntos já desenvolveram mais de 400 lojas virtuais. Cerca de 80 empresários assistiram ao evento e receberam a versão impressa do Guia, além de dicas e orientações para comércio eletrônico. A versão online do Guia de e-Commerce é gratuita e pode ser obtida no site do Sebrae-SP e da ABRADi-SP.
Durante o evento, os especialistas falaram das etapas chaves de e-commerce Planejamento, Plataforma e Tecnologia, Integração, Comunicação Visual, Gestão de Conteúdo, Operações e Logística, Serviços Financeiros e Marketing Digital e enfatizaram muito etapa inicial de planejamento. “Antes de iniciar qualquer negócio, o planejamento é essencial. O empresário deve buscar conhecimento, participar de palestras, informar-se no Sebrae, assim ele começa seu negócio com o pé direito”, disse Elvis Gomes, diretor da agência associada ABRADi-SP especializada em e-commerce Painel 10.
Roberto Calderón, que é diretor da ABRADi-SP e da Future Lab/Moda Trade, agência especialista em e-commerce para moda, enfatizou que “abrir um e-commerce é como abrir uma loja física, é preciso ter todo o cuidado com planejamento, logística e operações de atendimento ao cliente e, especialmente, com publicação de conteúdo. Uma dificuldade no e-commerce é a responsabilidade tributária, pois cada estado tem uma legislação específica e é preciso atender a todas.”
Cláudio Coelho, diretor da ABRADi-SP e CEO da Skalebla, afirmou que ao contrário do que os empreendedores imaginam, o investimento para se estabelecer um comércio virtual de sucesso não é barato, é de R$ 200 mil. “Esse valor é mínimo”, salientou, informando que a construção da plataforma de e-commerce (o site de vendas) representa o custo mais barato. Há ainda o investimento necessário em marketing digital, como os anúncios em Google, com valores bastante significativos.
Outro ponto desmistificado foi de que abrir um negócio virtual não é fácil e exige conhecimento. “Além de lembrar que a loja vai ficar aberta 24 horas do dia, é preciso ter uma equipe qualificada, entender de marketing digital e das tecnologias do e-commerce e é importante dar bom atendimento ao cliente. As parcerias estabelecidas são muito importantes para o sucesso, principalmente na logística de entrega / distribuição dos produtos. É preciso trabalhar muito alinhado ao parceiro para evitar devoluções, danos ao produto e reclamações do consumidor”, afirmou Thiago Sarraf, CEO da consultoria Dr. E-commerce, associada ABRADi-SP.
O perfil do consumidor também foi destacado por Gustavo Chapchap que é coordenador de marketing da ABRADi-SP e CEO da agência digital InsightPlan. “É preciso lembrar que o consumidor da internet é diferente. Ele pode morar em Roraima, comprar o seu produto de madrugada e esse fluxo deve ser acompanhado até a entrega final. O empreendedor que investir em e-commerce deve levar a sério o negócio e entender que não é uma atividade fácil. Mesmo depois de uma venda que pode demorar quase um mês, ainda existe o risco da “logística reversa” (quando o produto comprado é devolvido pelo consumidor)”, alertou Chapchap.
O Ciclo de Comunicação Digital do Grande ABC terá ainda mais duas palestras: Ajude o seu consumidor a encontrá-lo na web, em 23 de setembro; e Como PMEs podem usar as redes sociais, em 21 de outubro.
