Webinar LGPD: conheça alternativas para reduzir os riscos com a nova lei

4 de Maio de 2021 Webinar LGPD: veja como foi

Em setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor, tendo como objetivo proteger a privacidade dos dados e diminuir as exposições e os riscos das informações possuídas pela empresa.

Nesta última quinta-feira, 29/04, aconteceu o webinar “LGPD: Rumo ao Risco Zero”, que contou com a presença de especialistas para debater sobre o assunto do momento: a adequação das empresas da Lei Geral de Proteção de Dados e quais são os riscos que precisam ser avaliados. O bate-papo foi moderado pelo Founder da AESOL, Eduardo Paschoa.

Para participar do bate-papo, foram convidados os especialistas: Renan Soares, executivo de contas na AIG Seguros, Igor Reichow, advogado sênior da BRR especializado em direito corporativo digital, privacidade-proteção de dados (LGPD e GPDR) e propriedade intelectual, e o Claudinei Vieira, data protection officer na MarketData.

Após dar início à conversa, Claudinei Vieira apresentou um mapeamento de jornada, mostrando como as empresas – seja de pequeno, médio ou grande porte – podem se adequar ao processo da LGPD e como definir as suas ações. Durante a conversa, tópicos como fluxo de dados da sua empresa, diagnóstico completo de segurança da informação, gestão de incidentes de segurança e controle sobre compartilhamentos de dados foram discutidos. Vieira ainda fez recomendações sobre como proteger a privacidade dos seus dados e ficar de acordo com a LGPD.

Durante o decorrer do bate-papo, os participantes comentaram sobre a mudança de cultura da empresa e quais são as questões que precisam ser mudadas para ajudar no processo de adequação da LGPD. Um dos exemplos citados foi o conhecimento interno, sobre como é necessário que os próprios funcionários saibam a importância de dados dos clientes. Ainda durante esse tópico, Eduardo Paschoa questionou os seus participantes sobre quais os impactos que a comunicação vai sofrer com a LGPD, como as empresas vão lidar com tudo isso e como as agências vão trabalhar com os dados dos seus clientes com esse novo status de privacidade.

Como uma forma de buscar soluções, Igor falou que tudo vai depender da base de dados das empresas e de como as agências precisam se adequar às exigências dos seus maiores clientes. Além disso, Igor Reichow e Claudinei Vieira apresentaram uma visão sobre a adequação LGPD, que envolve a responsabilidade mútua entre empresa/agência e clientes no processo de adequação à nova LGPD.

Também foi apresentada uma alternativa que oferece mais tempo para se resolver os problemas, ajudar na segurança e privacidade dos dados, chamado, também, de seguro cyber. Além de outras questões sobre as coberturas oferecidas às empresas e outras formas. Ao finalizar, os participantes destacaram a importância da LGPD e ressaltaram a necessidade de preparação para esse novo processo utilizando-o ao seu favor.

Gostou dessa amostra do webinar Risco Zero? Confira o conteúdo completo em nosso canal no Youtube, ABRADi Nacional, e fique por dentro da nova Lei Geral de Proteção de Dados. No canal você encontrará mais uma série de vídeos falando sobre este assunto!

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=jsx9g8OdqRc