Vídeo marketing: por que aderir a essa estratégia? - Abradi

Vídeo marketing: por que aderir a essa estratégia?

4 de abril de 2022

Pense com sinceridade, quantas vezes você já foi fazer uma tarefa de casa e deixou um vídeo rodando de fundo? Precisava entender um assunto de trabalho e recorreu a um tutorial prático? Ou até foi se planejar para uma viagem com vlogs de turistas? Podemos listar mais 10 exemplos antes do anúncio de 5 segundos acabar!

Quando comparado às outras práticas da comunicação, como artigos e podcasts, é inegável que os vídeos são muito mais dinâmicos e compreensíveis a diversos tipos de público. Eles são uma forma de quebrar barreiras comunicativas e, até mesmo, linguísticas.

O poder do vídeo marketing se tornou ainda mais evidente nos últimos dois anos devido à pandemia. Tanto a produção quanto o consumo de vídeos cresceu de maneira assustadora em diferentes plataformas, canais e aplicativos emergentes. 

Agora, empresas, estrategistas de conteúdo e mais profissionais se depararam com um novo cenário. Você está preparado para ele? Boa leitura!

Mas em poucas palavras, o que é vídeo marketing?

Qualquer tipo de conteúdo em formato audiovisual que sirva para promover marcas, serviços e atrair e converter clientes. Alguns exemplos rápidos são: vídeos institucionais, campanhas de anúncio em formato de vídeo, reels de comédia e até vídeos educacionais.

É importante ter em mente que o vídeo marketing pode ser praticado em diferentes canais e formatos, com flexibilidade para escolher como vai encaixá-lo na promoção do seu negócio. Diante de tantas opções, basta escolher qual se adequa melhor ao tom da sua marca, funil de venda, persona, público-alvo ou suas necessidades.

Vantagens em contar com o vídeo marketing

As pessoas sempre gostaram de conteúdo interativo e audiovisual, mas com o avanço das tecnologias, plataformas e aplicativos, o cenário para vídeos cresce a cada dia. Afinal, mas qual seria o motivo por trás dessa preferência? Listamos aqui algumas vantagens relacionadas, confira!

Versatilidade

Use a cabeça! O uso do vídeo dentro do marketing digital garante muita diversidade nos tipos de conteúdo produzidos. O formato extremamente versátil pode ser desenvolvido com diferentes objetivos: informar, ensinar características técnicas, apresentar um passo a passo e, ainda, passar o conteúdo de forma cômica.

Mas é claro, lembre-se, a escolha deve basear-se no perfil da empresa, e, principalmente, no objetivo do conteúdo!

Fala a verdade, você prefere ver assistir algum conteúdo enrolado ou confuso? O uso do vídeo marketing na sua estratégia permite uma gama de possibilidades com imagens, vídeos, ícones, frases, narração e muito mais ao mesmo tempo, então aproveite bem essa ferramenta poderosa.

Maior engajamento

O vídeo é um formato com grande potencial de engajamento, já que até assuntos complexos podem ser explicados facilmente. Eles tornam o conteúdo mais cativante e envolvente, ajudando a emocionar e engajar o espectador.

Um vídeo bem produzido pode impactar a memória de alguém e gerar um vínculo! Relações assim são valiosas especialmente para o crescimento orgânico de qualquer empresa.

Compartilhamento fácil

Pense no último vídeo que você compartilhou com um amigo, familiar ou colega de trabalho. Se você criar algo realmente interessante para o seu público e que informe, entretenha, emocione ou que acione algum gatilho, eles terão vontade de passar sua mensagem adiante.

As redes sociais facilitaram muito o compartilhamento de conteúdos variados entre canais diferentes. Isso aumenta a visibilidade da marca, o que pode atrair ainda mais visitantes para seu site e outras páginas.

Humanização

Especialmente após um grande período de isolamento social, interações humanizadas se tornaram cada vez mais especiais. Veja como exemplo os influenciadores digitais: uma “publi” de 30 segundos pode atingir milhões de reais em vendas.

Nesse sentido, os vídeos têm a possibilidade de serem muito mais pessoais do que qualquer outro formato. Não é uma arte, um design, um texto ou um áudio, é o mais perto que podemos chegar do “frente a frente”. Até hoje, os vídeos caracterizam-se como o formato de publicação que mais atraem a interação.

Portanto, tenha sensibilidade e bom senso na hora de pensar em uma produção para sua estratégia de vídeo marketing. Ela é acessível? Ela é humanizada? Ela só solta informações ou está de fato contando uma história?

Como iniciar uma estratégia de vídeo marketing?

Embora seja uma forma de comunicação flexível, o vídeo marketing precisa ser realizado com muito profissionalismo, planejamento e técnica. Confira a seguir 4 passos para orientar a sua jornada para montar a sua estratégia:

Passo 1: Faça um bom planejamento
É a partir da persona que você vai conseguir criar conteúdos que interessem ao público, que cativem, tirem dúvidas ou solucionem problemas. Quando incluído no marketing digital, os vídeos precisam ser relevantes para a sua persona e o público-alvo, se não, qual a finalidade?

Mapeie temas importantes, tópicos de discussão e monte um calendário de publicações para os seus conteúdos. Esse tipo de organização vai facilitar criar uma relação entre elas, assim como propiciar uma maior qualidade no seu conteúdo.

Passo 2: Conheça suas opções
Até este ponto você já entendeu que vídeos tem uma infinidade de possibilidades. A partir dos conhecimentos do passo anterior, você precisa elencar quais os tipos de conteúdo ideais para a sua estratégia de vídeo marketing, como, por exemplo:

  • reação de memes institucionais;
  • webinars e transmissões ao vivo;
  • dicas de especialistas e colaboradores;
  • apresentação de certo produto e como usá-lo;
  • vídeos curtos de comédia sobre o dia a dia na empresa;
  • entrevistas com uma referência no seu ambiente de trabalho;
  • vídeos explicativos sobre um conteúdo do universo da sua persona;
  • depoimentos pessoais de como uma empresa impactou positivamente.

Para aumentar seu repertório, faça pesquisas em plataformas variadas, anote ideias e junte elas para o momento certo. Quando for necessário usar certo tipo de conteúdo para determinado objetivo na sua empresa, você vai saber o que sugerir.

Passo 3: Invista numa produção de qualidade
Em terra onde todo mundo produz conteúdo, quem faz um de qualidade é realeza! Seja através de novas plataformas ou em aplicativos já existentes, mais pessoas e empresas têm se disposto a produzir esse tipo de conteúdo. Entretanto, um ponto essencial de lembrar é que nem sempre quantidade representa qualidade.

Objetivo, roteiro, câmera e áudio precisam andar de mãos dadas na hora da produção, seja ela simples ou muito complexa. Um timing mal executado em qualquer piada deixa tudo sem graça! A linguagem usada, os cortes da edição, a identidade visual, a velocidade de fala e as informações passadas precisam estar de acordo com a persona.

Passo 4: Acompanhe os resultados
Pera aí hein? Vídeo marketing não significa publicar em vários canais e esperar a magia da internet acontecer. Quando você investe em uma estratégia de vídeo, é crucial acompanhar os resultados para ver se eles são positivos ou não. Dependendo, você talvez precise melhorar diversos pontos na produção, ou talvez deixá-la ainda melhor.

Conte com ferramentas específicas de acompanhamento de resultados, como o Youtube Analytics, Audience Insights, Instagram Analytics e mais.

E lembrando! Nos últimos anos, se tornou indispensável divulgar os seus vídeos em outras plataformas, como Facebook, Instagram, Site, Blog, lista de e-mails e outros canais.

Tá, mas aonde vamos chegar?

Ao longo deste artigo, ficou claro que o vídeo é uma ferramenta essencial para se incluir nas estratégias de marketing de qualquer empresa. Além de serem acessíveis, permitem uma grande carga de informações em poucos segundos e minutos, e de maneira leve.

O “vídeo de hoje” vai ficando por aqui, mas entendemos que o vídeo marketing carrega o poder de contar histórias quando usado da maneira correta. 

Compartilhe este conteúdo para que mais pessoas possam entender a relevância do vídeo marketing na estratégia digital!

Gabriel Basilio, equipe de conteúdo da Hubify.