Um lance de dados

17 de Maio de 2021 Dados e planejamento

Un coup de dés jamais n’abolira le hasard [1] escreveu Stephanne Mallarmé, naquele que é considerado o primeiro poema tipográfico da história.

O nosso objetivo como profissionais que trabalham com dados é sempre o de desmentir o poeta, reduzindo ao mínimo as possibilidades do acaso.

E, para isso, precisamos entendê-los cada vez melhor.

Alguns querem entender a profundeza da estrutura deles, sejam eles inteiros, reais ou lógicos. A maior parte de nós ainda trabalha com os velhos binários, alguns já manipulam bits quânticos. Estruturados ou não, eles sempre têm algo a nos dizer

É a turma do mis em place [2] da nossa cozinha. Organiza, formata, trata, converte. Transforma a massa bruta os ingredientes que possam ser utilizados.

Nesse momento entram aqueles que olham para os dados em busca de relações, correlações, hipóteses válida ou nulas. Nessa etapa usam as mais variadas ferramentas. Pode ser desde uma planilha básica (quando temos estruturas muito simples), até as mais insanas elocubrações das redes neurais e do deep learning.

Esse é o time que vai identificar quais os elementos que combinam com outros, quais se destacam de forma incomum e podem trazer um novo sabor ao prato.

Por fim, temos aqueles que olham para todos os resultados anteriores para convertê-los em ações, são os cozinheiros que, usando tudo o que foi organizado e identificado antes e finalizam o prato e esperam que o resultado seja um sucesso.

O que nem sempre acontece e essa é a essência de cada lance de dados, por melhor que sejam tratados, combinados e cozidos, dependem do gosto do freguês. Podemos prever resultados, afinal se um sujeito gostou de A, é muito provável que também goste de A’. Mas nunca é uma garantia.

O final do poema de Mallarmé diz que toute pensée émet un coup de dés [3] e como ainda não podemos identificar todas as emissões mentais, continuamos a busca-las, mapeá-las e tentar chegar ao resultado mais preciso.

O que não abolirá a existência do acaso.

E, caso você goste de poesia, o texto completo você encontra aqui

[1] Um lance de dados jamais abolirá o acaso

[2] O termo francês significa “colocado no lugar” ou “posto em ordem” e, nada mais é do que deixar todos os ingredientes que serão usados na receita picados, moídos, pesados e devidamente organizados para o uso

[3] Todo pensamento emite um lance de dados