Soluções de E-learning, EAD (ensino à distância) e treinamento online

6 de dezembro de 2012 Imagem destacada padrão para postagens ABRADi

O Ensino à distância (EAD) é uma modalidade de cursos online interessante que permite à sua empresa treinar pessoas que estejam on line ou gerar opções para treinamento com carga, up-load e download posterior ou até mesmo em tempo real.

Vantagens do e-Learning :

  • Excelente relação Custo X Benefício.
  • Facilidade de cobertura de públicos geograficamente dispersos.
  • Possibilidade de acesso em horários flexíveis.
  • Economia de tempo sem necessidade de deslocamento.
  • Estímulo para desenvolvimento de auto-estudo e auto-aprendizagem.
  • Opções de interações online síncronas e assíncronas.
  • Avaliação com base nas publicações dos alunos e métricas de acesso.
  • Agilidade na atualização dos conteúdos.
  • Registro permanência dos conteúdos oferecidos nos cursos.
  • Implementação em alta, média ou baixa escala.
  • Avaliação

Há vários negócios que só podem ser viabilizados usando soluções de e-learning. Um bom exemplo é o MBA da Associação Paulista das Agências Digitais em parceria com o I-Group Educação, onde um professor dá aula para alunos reunidos em classes em diferentes Estados do Brasil. Com o e-learning, também é possível fazer com que diversas filiais, assistências técnicas, parceiros, fornecedores e clientes, recebam um conteúdo sem distorções e a um custo muito inferior à forma convencional de ensino.

No entanto, para utilizar as soluções de e-learning, é necessário decidir por uma ferramenta e pela forma a qual serão gerados e/ou adaptados os conteúdos. Uma das opções é o Learning Management System (LMS), uma poderosa ferramenta para treinamento e ensino a distância que também é encontrada na modalidade de aluguel, normalmente no Application Service Provider, também conhecido pelo acrónimo ASP, uma denominação dada aos serviços ou aplicações tecnnológicas com base na web. Atualmente o termo ASP tem caído em desuso, sendo substituído pelo termo SaaS (Software as a Service).

Os ASPs são, essencialmente, um meio de terceirizar alguns ou quase todos os recursos de Tecnologia da Informação necessários. São provedores de serviços diretos para usuários finais, como uma espécie de aluguel de sistemas, visando redução de custos e excluindo a necessidade de compra de softwares.

Claro que é preciso verificar a relação custo/benefício optar por um software alugado, que se pague licenças ou similares precisa ser considerado mediante à possibilidade da compra da solução, da licença ou até mesmo de um desenvolvimento específico.

Neste aspecto, esbarra-se muito no padrão Sharable Content Object Reference Model (SCORM), uma ferramenta que define a comunicação entre o conteúdo do lado do cliente e um host/anfitrião chamado de ambiente de execução. O SCORM por si só pode encarecer estes aluguéis ou desenvolvimentos, sendo que a não adoção deste padrão pode trazer bons resultados e gerar grandes economias com as ferramentas LMS e Geração de Conteúdo.

*  Valdiney Victor Viçossi é presidente da agência VM2 (www.vm2.com.br)  e diretor da APADi