Entrevista com Alexandre Estanislau Silva, diretor de criação da Bolt e presidente da ABRADi MG.
Nessa entrevista, Alexandre Estanislau Silva, diretor de criação da agência Bolt e presidente da ABRADi MG, fala sobre os desafios de retomar o desenvolvimento da entidade na região, os planos para que isso aconteça e o potencial de crescimento do mercado mineiro de comunicação digital.
1) Em linhas gerais, como você enxerga o potencial do mercado mineiro de comunicação digital? Há espaço para crescer no cenário nacional?
Bom, o mercado aqui sempre foi bem diferenciado do eixo RJ/SP – e nos últimos anos vemos maiores investimentos das empresas em estratégias mais sólidas de comunicação digital. Isso prova o amadurecimento do mercado e projeta um claro crescimento. Sobre crescimento no mercado nacional, claro que sim, qualidade e potencial existem e estar junto de uma associação como a ABRADI só aumenta as chances.
2) Quando falamos de comunicação digital e seus serviços, no que as agências mineiras se destacam?
Durante muito tempo o mercado mineiro atuou muito fortemente em projetos institucionais, projetos muitas vezes grandes, porém de pouca expressão no mercado da publicidade online. Isso criou uma base muito forte na usabilidade e no desenvolvimento de projetos mais complexos. Mas não tínhamos uma vocação publicitária. No entanto, isso vem mudando aos poucos e bons projetos estão se tornando cada vez mais comuns. Então digo que hoje temos excelentes desenvolvedores e boas ideias, é uma união muito interessante e fértil.
3) Como você definiria a atuação da entidade em MG e quais são os projetos da ABRADi MG para 2012?
Inicialmente, a entidade surgiu como AMADI e agora está se tornando ABRADI-MG. Para isso, estamos nos preparando para modificar nosso estatuto, deixando-o mais ágil e incluindo a descrição de agentes digitais, o que vai possibilitar que outras empresas, que antes ficavam de fora, possam participar de maneira mais efetiva. Além disso, os planos para 2012 são fortalecer a entidade através de encontros mensais entre os associados, sempre entregando conteúdo de qualidade e criando momentos para discutir o mercado. E depois de vencer a inércia de alguns meses parados, a ideia é aproximar a entidade de pólos importantes, como o Triângulo Mineiro, por exemplo.
Para este ano estão previstos seis eventos, sendo que o primeiro já aconteceu e agora temos o desafio de promover os outros cinco.