Se implementar projetos de sustentabilidade em grandes empresas é difícil, imagina em agentes digitais!

3 de fevereiro de 2021

A sustentabilidade não é algo a ser pensado porque está na moda ou porque é novidade – e sim porque é uma vantagem competitiva, de reestruturação estratégica da empresa, fortalecimento da marca e até para redução de custos de produção e de oferta de serviços. Adotar medidas sustentáveis vai muito além da nobre escolha de prestar assistência a uma obra social ou preservar o meio ambiente. Não que isso não seja importante. O Brasil é um país profundamente desigual, são 52 milhões de pessoas carentes, ou seja, cerca de 25% da sua população. As ações solidárias são, sim, válidas e necessárias. Mas a busca por atitudes que evitem ou ajudem a reduzir o impacto ambiental e as suas consequências é também mais do que necessário.

A sustentabilidade não tem cor, está relacionada a aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, buscando suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras.

Agora, voltando ao título deste artigo, implementar projetos sustentáveis em sua empresa não é um bicho de sete cabeças. E feito de maneira correta pode ser mais simples do que parece. Como? Principalmente entendendo o motivo que o leva a adotar ou implementar uma política de sustentabilidade em seus negócios. Este é o primeiro e um dos mais importantes passos.

 Afinal, quais são as vantagens da sustentabilidade para os agentes digitais?

  • Melhora significativa no valor de marca

O que faz com que um agente tenha uma boa imagem no mercado? Um atendimento eficiente? Sim. Um serviço de qualidade? Também! Mas, principalmente, sua imagem depende de como ela faz a diferença no mundo. Atendimento e qualidade são essenciais, mas não fatores de decisão de compra.

  • Desenvolvimento da motivação nos colaboradores

Um ambiente mais humano, com uma política de diversidade bem estruturada, torna oagente mais colaborativo e conectado com os seus clientes e com o mercado em geral. Proporcionar aos colaboradores uma sensação de pertencimento, com liberdade de expressão, aumenta a felicidade no trabalho, fazendo com que eles atuem com mais motivação na realização de suas tarefas corriqueiras.

  •  Adoção de processos eficientes graças à sustentabilidade

Não se trata de minimizar a importância de outros aspectos, mas este é um dos itens que nos dão aquela injeção na veia e que nos mostram a luz no final do túnel. Quem entre nós não vive mergulhado na rotina, virando noites, trabalhando nos finais de semana e sempre fazendo três ou quatro coisas ao mesmo tempo? Quando estamos mergulhados na rotina, mal percebemos o “rolo compressor” do dia a dia. Por meio da filosofia sustentável conseguimos identificar e modificar algumas rotinas. Percebemos o quanto podemos ser mais produtivos a partir do momento em que fazemos da sustentabilidade o norte de atuação dos negócios. E, o melhor de tudo, no futuro ganhamos processos mais econômicos e proveitosos. Que tal trabalhar menos e ganhar mais?

  • Expansão das oportunidades de negócios

Aqui não quero nem mencionar os fundos de investimento, que só aplicam nas empresas que têm a sustentabilidade no seu DNA. Nós sabemos que existem vários critérios que as empresas adotam na hora de contratar um agente digital. A boa notícia é que a sustentabilidade está cada vez mais presente nessa lista de pré-requisitos!

 Aumento da competitividade no mercado

Não importa em qual segmento a sua agência atue, uma coisa é certa: há sempre muitas outras agências ou agentes oferecendo serviços similares. Nesse cenário, é importante ter um diferencial e sair na frente, não é mesmo? Pois é isso que você terá ao empregar os conceitos da sustentabilidade no seu negócio. Lembre-se: as empresas de pequeno, médio e grande porte buscam ou irão buscar cada vez mais agentes que contemplem em sua estratégia os aspectos sociais, econômicos e sustentáveis.

Dando o primeiro passo, é possível fazer a diferença na gestão da sua empresa e em todos os pontos de contato e interação com ela.

Como a Abradi-SP pode auxiliar as empresas que ainda não aderiram a uma política de diversidade e quais caminhos elas devem seguir?

Não existe uma regra nem um passo a passo a ser seguido. Existe uma construção e um caminho único para cada empresa. Acho que o nosso papel como associação e como diretoria é inspirar, trazer cases já implementados em agências e empresas, criar espaços de debate e apresentar parceiros que possam auxiliar nesta jornada.

Acompanhe a programação de Webinarse AbradiTalkssobre Sustentabilidade e saiba como utilizar o conceito de sustentabilidade em seus negócios.

Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais.

Por Henriane Morelli, Diretora de Sustentabilidade e CEO da HRI, associada Abradi-SP.