PALESTRAS ABRADi NO SOCIAL MEDIA WEEK

Por Paulo Centenaro, 18 de setembro de 2019

A Social Media Week São Paulo (SMWSP), o maior evento de mídias sociais da América Latina, que aconteceu do 9 ao dia 13 de setembro nos 2 campi da ESPM, em São Paulo, SP contou com uma trilha de palestras de especialistas da ABRADi mais uma vez.Inovação, inteligência artificial e tendências do marketing, como o Marketing de Conteúdo, foram alguns dos temas abordados.

A primeira palestra da Trilha ABRADi foi do diretor da regional São Paulo, Rogério Godoy (CEO da @MediaPost), com o temaDa Aquisição à Retenção: Os 07 Pilares de um Contato Human-Driven focado em ROI”, Godoy coloca como um dos grandes segredos do marketing para obter resultados. “Você sai da etapa inicial do funil e dobra ele na ponta para tentar vender mais vezes para alguém que já virou cliente. Para fazer a transformação do funil de vendas em uma ampulheta, é necessário desmistificar o CRM e usá-lo como uma inteligência, com estratégia de relacionamento com o consumidor para retenção”, afirma o diretor da ABRADi em São Paulo. Confira aqui: https://www.facebook.com/smwsp/videos/230989451181156/

Em seguida, a trilha ABRADi promoveu um debate com o tema Marketing de Conteúdo, com a participação da Dra Adriana Cairo, dermatologista, Helena Sordilli, da Agência Carranca, João Roberto Magalhães Lima, gerente de canais digitais da B3 (antiga Bovespa) e Fernando Viberti, líder do Comitê de Marketing de Conteúdo da ABRADi e sócio-diretor da Conteúdo Online. Os executivos falaram das vantagens de uso do conteúdo para aproximação do público-alvo e a ABRADi falou do novo Guia ABRADi de Marketing de Conteúdo, que é disponibilizado gratuitamente no site www.abradi.com.br. Os cases apresentados foram ricos e podem ser conferidos no link  – https://www.facebook.com/smwsp/videos/473955596490161/

Além disso, a trilha ABRADi também contou com a palestra de Daniel Rimoli, Digital & Innovation VP, BCW – Burson Cohn & Wolfe, que abordou  o tema “Mídia espontânea por meio de sua reputação online”. O executivo enfatizou que o trabalho de reputação precisa ser de dentro para fora. Não adianta o marketing e a comunicação dizerem algo que não é verdadeiro dentro da empresa. O princípio de gerenciamento da reputação parte de uma cultura interna, que precisa ser muitas vezes refeita de dentro para fora, especialmente em períodos de crise. “É preciso ter cuidado e o valor em ser autêntico e é importante seguir os princípios da marca para conquistar este espaço”, afirmou Rimoli. Veja a íntegra da palestra no link: https://www.facebook.com/smwsp/videos/620857054984727/

Ainda, Rodrigo Oliveira, vice-presidente da regional de São Paulo da  ABRADi, palestrou sobre o impacto que a Lei Geral de Proteção de dados Lei 13.709/18 no mercado. A ABRADi lançou recentemente a Cartilha “Proteção de Dados Pessoais”, que também pode ser baixada gratuitamente e esclarece as principais dúvidas de empresas digitais sobre o tema. Além disso, a associação também lançou a Certificação ABRADi Bureau Veritas para garantir que as empresas estejam alinhadas com as diretrizes e práticas a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). As modalidades que irão existir em um negócio, os problemas para as empresas que não seguirem a legislação foram alguns dos temas. Veja a palestra completa aqui: https://www.facebook.com/smwsp/videos/383363442356878/

A trilha ABRADi contou também com a palestra de Rafaela Brugger, palestrante e presidente da ABRADi de Goiás,que  falou sobre como desenvolver a criatividade e nunca ficar sem ideias de conteúdo para as redes sociais. Dicas de vida para alcançar uma performance ativa profissionalmente e pessoalmente cumprindo todas as metas desejáveis. Para a executiva ” os estágios são a aprendizagem e o crescimento, no qual o primeiro é preciso lidar com nossos problemas e entender nossa zona de conforto para a partir daí adquirir novas habilidades, o crescimento nos faz viver sonhos e conquistar os objetivos.” Veja a palestra completa no link: https://www.facebook.com/smwsp/videos/1319213451577345/

O tema de como falar com pessoas e robôs foi abordado por Josane Muriel de Souza (Redatora, A2C Comunicação) também na trilha ABRADi. Como criar conteúdo para as pessoas que pesquisam pelo Google, entender como a plataforma funciona e o porquê determinados sites permanecem em primeiro lugar no ranking de pesquisa e fazer com que seus clientes cheguem em primeiro também foram alguns dos temas. “Cerca de 80% dos usuários ignoram os dois primeiros resultados de pesquisas por saber que são conteúdos pagos e permanecem apenas na primeira página”,afirmou a executiva. A palestra toda pode ser vista aqui – https://www.facebook.com/smwsp/videos/395458978020313/

Outro tema da trilha ABRADi foi abordado pelo diretor da ABRADi Nacional, Sandro Alencar Fernandes, diretor-executivo da Agência Área Local, apresentou as tendências em desenvolvimento web e os desafios da internet e mobile. Antigamente, a tecnologia era apenas focada para especialistas no intuito de compartilhamento de conteúdo de maneira mais simplificada. Os desafio começaram a partir do momento que, para entender essas tecnologias é necessário ter muito mais linguagens de programação, porque um desenvolvedor navega em diferentes páginas e programas e precisa entender de todas as tecnologias e suas características.  Confira a palestra completa no link a seguir:

https://www.facebook.com/smwsp/videos/1106432399565763/