Como liderar pessoas remotamente?

6 de Maio de 2020

Liderar é ouvir, é ter empatia, é conseguir diagnosticar o momento do liderado para ajudá-lo e apoiá-lo nas mudanças e no seu crescimento.

Mas frente à nova realidade que fomos forçados quase que “da noite para o dia” de trabalhar remoto, esse trabalho ficou mais desafiador.

Compartilho aqui 5 ações práticas que estamos fazendo e tendo excelentes resultados na nossa empresa:

  1. Como está você e sua família

Marque com frequência conversas mais informais, procure saber mais da rotina além do trabalho da pessoa, a rotina, as novidades inventadas, as maluquices da quarentena, as séries maratonadas, se tem filhos, se tem pet, nessa linha, um papo para descontrair e compartilhar aprendizados, em grupo de pelo menos 5 pessoas fica bem divertida essa ação.

  1. Transparência e comunicação

O que pode e deve ser apresentado ao time, não deixe de fazer e falar a verdade, claro com a mensagem adequada, sem causar pânico, mas sem tampar o sol com a peneira, aqui devemos falar de clientes que saíram ou reduziram investimentos, ações de redução de custos e outras informações que você já costumava apresentar ao time, ou novidade como por exemplo pesquisas com clientes e colaboradores (ex: satisfação das pessoas com sua empresa, produto e/ou serviço).

  1. Feedfoward é mais legal que feedback

Feedback estamos falando do passado, exemplo:

a. “Você fez um relatório muito dez e foi muito claro na sua apresentação” ou;

b. “Seu relatório estava confuso e poluído”.

É produtivo, mas se com esses fatos você fazer um Feedfoward?

a. “Continue nessa pegada, na próxima reunião traga um relatório completo, mas objetivo, e na apresentação mantenha esse tom e detalhes, está no caminho”

b. “Deixe o relatório mais objetivo, com menos informações e gráficos mais simples, assim facilita o entendimento de todos”

Esta mudança de visão da conversa, motiva e inspira a pessoa, e isso pode ser feito no trabalho remoto ou presencial.

  1. Ritos, não abra mão!

Se até missas continuam acontecendo remotamente e já estão neste formato na TV aberta há muito tempo, bem antes de qualquer pandemia, aprendemos com a igreja, a espécie humana precisa disso, mantenha as reuniões dos times, sejam reuniões diárias, semanais, mensais, etc. há muitas opções de ferramentas legais para você até inovar nos seus ritos. Vale a dica de fazer happy hour online, cada um pega sua bebida, criam a playlist compartilhada e a festa começa.

  1. Câmera ligada nas conversas

Talvez pareça meio sem grande relevância, mas isso ajuda no psicológico das pessoas em manter a rotina de horários, em “se arrumar” para estar trabalhando, conseguir desligar do home e ligar no office, seja tirando o pijama, dando um trato no cabelo, no visual, etc. além disso, ver a pessoa do outro lado, ver sua expressão e até rotinas da sua casa, aproximam mais ainda.

Na dúvida, pergunte e ouça com total atenção o seu time, juntos construirão novos modelos de trabalho que todos se sentirão parte de fato. Boa sorte e muito trabalho!!! Afinal temos tempo livre que antes muitos de nós usávamos para nos deslocar até o trabalho.

 

Autor: João A F Andrade – Diretor na BriviaDez