Encontro ABRADi trata de como agências podem extrair oportunidades de negócios a partir do uso de dados

Por natalya.mendler, 15 de fevereiro de 2019

A ABRADi realizou no último dia 12 um evento no Campus Google para debater como as empresas podem transformar seus negócios com o uso de dados. Marcelo Sousa, presidente da ABRADi e diretor-executivo da Marketdata abriu o evento com uma palestra sobre o tema e participou de um painel de discussões juntamente com presidente e de Rodrigo Maruyama, superintendente de Data Science & Big Data para o Banco Santander, da executiva Karin Tamura, superintendente de Analytics da Marketdata e professora PhD em Estatística, além do presidente da ABRADi-SP, Daltro Martins, que é também diretor-executivo da RPMA.

Entre as dicas apresentadas pelos especialistas para empresas extraírem valor dos dados, destaca-se a necessidade de ter uma equipe multidisciplinar na agência, que consiga reunir o time de negócios, com o de tecnologia, de UX (usabilidade) e outros especialistas. “Vale a pena colocar os executivos da agência de diferentes competências para trabalharem em conjunto em um mesmo projeto que envolva uso extensivo de dados”, afirma o presidente da ABRADi e diretor-executivo da Marketdata, Marcelo Sousa.

Sobre Inteligência Artificial (IA), os painelistas concordam que continuaremos precisando das pessoas tecnicamente bem-formadas, e que será cada vez mais difícil encontrar o profissional que sabe extrair valor dos dados. IA já está em boa parte de coisas que utilizamos diariamente e será usada cada vez mais para automatizar tarefas repetitivas de uma empresa e para ações que reduzem o tempo e/ou custos.

O evento de ontem fez parte do encontro mensal da ABRADi e contou com a presença de diretores e associados de regionais da ABRADis de GO, SC, RJ, DF, SP, PR e MS. Depois do evento, os diretores se reuniram na sede do CGI.br, onde aconteceu o encontro do Comitê Julgador do 4o Prêmio ABRADi Profissional Digital, que selecionará até o dia 15 deste mês os finalistas que vão concorrer ao prêmio no Dia do Profissional Digital, dia 04 de abril, o #404DigitalDay. O anúncio do shortlist dos finalistas será feito no dia 18 de fevereiro.

Para conferir as fotos desse evento acesse: https://abradi.com.br/fotos/encontro-abradi-12-02-2019/