CRM e seus pequenos desafios

12 de Maio de 2021 artificial-intelligence-3382507_1920

Qualquer empresa que tenha planos sérios de crescimento, precisa investir em sistemas modernos de gerenciamento e tecnologia. Com o aumento do volume de vendas e, principalmente, os diferentes perfis de clientes, não se pode confiar apenas no instinto para ter sucesso.

O CRM surgiu como uma luz para todos que buscam melhorar a experiência do cliente, apresentando dados sólidos e melhores resultados no final de cada mês. Mas claro que este processo não acontece como mágica. E, mesmo utilizando uma boa ferramenta, para muitos setores, alcançar o objetivo pode ser bastante trabalhoso.

Boas estratégias de CRM dependem de informações. Porém, na hora de implantar um sistema CRM na empresa, a equipe de trabalho pode ter certa resistência em mudar os hábitos e se adequar ao novo modelo.

Alguns gestores podem concluir que os resultados após uso do CRM não são satisfatórios, quando o que realmente existe é a falta de comprometimento da equipe em nutrir os bancos de dados e mantê-los atualizados. Condutas que prejudicam diretamente o resultado, levando em conta que uma informação não preenchida pode ser essencial para finalizar uma venda no futuro.

Por falta do treinamento adequado ou por fatores externos à ferramenta, os colaboradores podem achar que estão sobrecarregados com o novo estilo de trabalho, quando na verdade, o sistema implantado visa facilitar e agilizar o dia a dia. Essa resistência vem principalmente da dificuldade de aceitar e se adequar a novos modelos.

A solução encontrada por muitas empresas é terceirizar o projeto CRM, deixando a manutenção, o enriquecimento do banco de dados e outras funções a cargo de alguém que conheça a fundo o assunto. As vantagens estão na qualidade das informações, que convertem diretamente em melhores resultados, além da garantia do serviço contratado. Esta alternativa permite a economia de dinheiro e tempo, facilitando o dia a dia da equipe de vendas que pode focar totalmente nas estratégias e garantir as metas no final do mês.

Por Silvio Bianchi

** esse texto foi originalmente publicado no site Trilha Tecnologia