ABRADi RETROSPECTIVA 2018

Por natalya.mendler, 20 de dezembro de 2018

DESTAQUES DO 1º TRIMESTRE DE 2018

3ª EDIÇÃO DO PRÊMIO ABRADi PROFISSIONAL DIGITAL 2018

O primeiro trimestre teve como principal destaque, o Prêmio ABRADi Profissional Digital. Entre os meses de janeiro, fevereiro, março e abril, mais de 600 profissionais concorreram a 11 troféus. A ABRADi mostrou ao mercado alguns dos muitos profissionais que fizeram a diferença.

Ganharam o Prêmio ABRADi Profissional Digital 2018:

  •         Mídia – Rafael Montalvão, Gerente de Marketing E-commerce para a empresa Magazine Luiza
  •         Tecnologia – Marison Souza, Co-founder para a Maven & TruBR
  •         Programação Web  -Isaías Thurow, Development Specialist para a Agência Cadastra
  •         Programação Mobile – Jefferson Rafael Kozerski, Senior Front-end Engineer para a Infracommerce
  •         UX – User Experience – Elisa Volpato, Co-founder e Chief Product Officer para a TESTR
  •         Planejamento – Rafael Calixto, Social Media Manager para a Portal R7
  •         Negócios – Eduardo Correia, Country Manager para a SharpSpring Brasil
  •         Business Intelligence (BI)  – Amanda Gasperini,  Gerente de BI e Mídia para a F.biz
  •         Criação -Pedro Hermano, Digital Creative Director para a Agência 242
  •         Conteúdo – Matheus Monteiro, Community Manager para a E/OU-MRM
  •         Gestão de Projetos – Jaderson de Alencar, Diretor de Estratégia Digital para a FSB Comunicações

Em 2018, pela primeira vez, o prêmio foi incorporado à grade de eventos da Nacional, que passou a realizar campanhas de ativação do prêmio junto as regionais. Reveja as fotos do Premio ABRADI Profissional Digital 2018!

Confira a matéria de cobertura no Grandes Nomes da Propaganda!


DIGITAL MISSION ABRADi E DIGITALKS

Para fomentar o mercado digital no Brasil, o Digitalks e a ABRADi se uniram e criaram a Digital Mission. Ao todo foram quatro Missões Internacionais aos principais eventos digitais do mundo: DES Madrid, DMEXCO Alemanha, Israel e Silicon Valley.

 A Digital Mission foi lançada durante a Reunião Executiva da ABRADi na primeira quinzena de março, em São Paulo, e trata-se de uma ação estratégica formada pela participação de uma delegação brasileira em cada um dos eventos citados.

Saiba mais em https://digitalks.com.br/noticias/digital-mission-digitalks-e-abradi-lancam-estrategia-internacional-para-fomentar-o-mercado-digital-no-brasil/

DESTAQUES DO 2º TRIMESTRE DE 2018

GUIA DE E-COMMERCE NA FEIRA DO EMPREENDEDOR DE SÃO PAULO

Mais uma vez a ABRADi-SP foi responsável pelo stand de e-commerce da Feira do Empreendedor do SEBRAE de São Paulo, que ocorreu entre 7 e 10 de abril, e participou do evento com o lançamento da reedição do Guia de e-commerce ABRADi-SP. Foram distribuídos mais de 8 mil exemplares do Guia para empreendedores que passaram no Stand.

O Guia de E-Commerce ABRADi 2018 está disponível gratuitamente para download. Se você quer abrir um e-commerce, clique no link do Guia de E-Commerce ABRADi !

PAINEL SWSX 2018 CONTOU AS NOVIDADES DO EVENTO

A ABRADi promoveu um evento no Campus do Google para uma intensa troca de experiências. Com a casa cheia, a jornalista Aline Sordili (Portal R7), o executivo Jonatas Abbott  (ex-presidente da ABRADi e é sócio da Dinamize), o presidente atual da ABRADi, Marcelo Sousa (diretor-executivo da Marketdata) e o diretor da ABRADi-SP Samuel Leite (Fundador da Digitale), apresentaram um painel compartilhando as suas experiências no SXSW 2018, realizado em Austin, Texas em março de 2018.

O evento trouxe insights incríveis para as expectativas do que teremos pela frente no digital. Para quem não pode acompanhar, o Painel SXSW foi disponibilizado na íntegra no YouTube – https://youtu.be/PTtSyclaEOg.

APOIO AO LANÇAMENTO DO SELO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL

Em maio, a ABRADi participou de mais uma ação para promover uma sociedade mais inclusiva nos meios digitais. A Associação – que desde 2012 apoia essa causa, com o apoio ao “Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web”, participou do lançamento do Selo de Acessibilidade Digital, iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo. O objetivo do selo é incentivar a consciência e a prática da acessibilidade na web em todo o país.

Confira! https://abradi.com.br/abradi-participa-e-apoia-o-lancamento-do-selo-de-acessibilidade-digital-pela-prefeitura-de-sao-paulo/

CONDUTA ÉTICA DO DIGITAL NA ELEIÇÃO E COMBATE À FAKE NEWS

A ABRADi lançou o Código de Conduta Eleitoral para Agentes Digitais, em junho de 2018, antevendo a necessidade de uso cauteloso e ético no período eleitoral. Antes do início das eleições, a ABRADi reuniu mais de 50 agentes digitais especialistas em Marketing Político para desenvolver um Código de Conduta Eleitoral.  O Código recomenda aos agentes e agências digitais o compliance com as normas e legislação vigentes.

Em outubro, em virtude das notícias sobre Fake News durante as eleições, a entidade a ABRADi reforçou seu posicionamento pela Ética, contra Fake News, e em prol da liberdade de expressão dentro dos meios de comunicação.

Baixe gratuitamente aqui o Código de Conduta Eleitoral

GUIA DE SEO 2018

O trimestre fechou com chave de ouro com o lançamento do Guia de SEO 2018 e criou um painel para apresentar os insights do time.  O Guia de SEO ABRADi-SP 2018 fala sobre o que é o SEO (Search Engine Optimization), como funciona o trabalho feito por agentes e agências digitais, quais são as etapas e nomenclaturas chaves e qual é o tempo necessário para obter resultados e aparecer nas primeiras páginas dos buscadores. O Guia é gratuito e pode ser baixado pelo site https://www.abradi-sp.com.br/

O painel do Guia de SEO completo pode ser conferido aqui – https://youtu.be/NDaBvZgINJk.

GUIA DE VALORES REFERENCIAIS SINAPRO-SP E ABRADi-SP 2018

A ABRADi-SP participou mais uma vez do Guia de Valores Referenciais do SINAPRO-SP e disponibilizou a versão do Guia de Valores Referenciais para o Mercado Digital no site da regional paulista http://comunicacao.abradi-sp.com.br/guia-vr-abradi-sp

O projeto, elaborado pelo Grupo de Produção SINAPRO-SP, foi formado por profissionais de agências de propaganda. Além da ABRADi-SP (Associação Brasileira dos Agentes Digitais), o Guia também contou com a participação do Sindilive (Sindicato das Empresas de Live Marketing).

Leia mais aqui – http://www.portaldapropaganda.com.br/noticias/16743/sinapro-sp-publica-documento-valores-referenciais-de-servicos-internos/

DESTAQUES DO TERCEIRO TRIMESTRE

APROVAÇÃO DA LEI GERAL DE PRIVACIDADE DE DADOS

Em agosto de 2018, foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados (PLC 53/2016). O mercado de comunicação recebeu a notícia com um misto de alívio e apreensão, pois ao mesmo tempo que a lei traz mais segurança jurídica no tratamento e coleta da informação, ela exigirá que as empresas se adaptem às novas regras (que não serão poucas) de captura e uso de dados de consumidores.

A ABRADi mostrou seu ponto de vista por meio de diversos Comunicados feitos para a imprensa. Confira um deles! http://www.proxxima.com.br/home/proxxima/noticias/2018/08/15/comunicado-da-abradi-nacional-sobre-a-lei-geral-de-protecao-de-dados-brasileira.html

ABRADi ANUNCIA NOVO DIRETOR EXECUTIVO

Em setembro, a ABRADi Nacional contratou Paulo Centenaro para o cargo de diretor-executivo da entidade, que representa o interesse de mais de 600 agências e agentes digitais do Brasil. Paulo, que também é diretor executivo da regional São Paulo há quase 10 anos, assumiu com o desafio de aumentar a representatividade nacionalmente e auxiliar as regionais durante a fase de unificação.

O tema foi matéria na Meio & Mensagem, confira! http://www.meioemensagem.com.br/home/gente/acontece_no_meio/2018/09/11/abradi-nacional-apresenta-diretor-executivo.html

#SMWSP2018 TEVE TRILHA AGÊNCIAS DIGITAIS

A Social Media Week São Paulo 2018 – #SMWSP2018 – apresentou a Trilha Agências Digitais, conteúdo que teve curadoria da ABRADi e levou ao evento sete palestrantes para abordar as últimas tendências do digital. A Transformação Digital, a Inteligência Artificial  (IA)), a Conduta Ética para uma Campanha de Marketing Político, a Precificação de Serviços Profissionais no Digital, mensuração de KPIs como indicadores de performance de uma empresa, a Mídia Tradicional e a Mídia Programática e a contratação de Influenciadores foram os temas levados ao evento.

A ABRADi ganhou destaque no Social Media Week São Paulo com a matéria do PropMark – http://propmark.com.br/digital/precificacao-no-digital-desafio-para-grandes-e-pequenos.

FÓRUM DIGITALKS 2018

A ABRADi participou em peso do Fórum Digitalks, que teve palestra sobre Inteligência Artificial e Internet das Coisas, ministradas por especialistas da ABRADi. O evento também sediou a reunião executiva da diretoria e os associados puderam participar também do evento gratuitamente.

Confira algumas fotos de momentos do Digitalks.

COMUNICADO ABRADi REPUDIA FAKE NEWS

Em outubro a ABRADi em virtude dos acontecimentos expostos durante as eleições brasileiras de 2018, reforçou seu posicionamento de apoio à ética, liberdade de expressão, neutralidade da rede, privacidade e salvaguarda de dados, regulamentados tanto pela Lei do Marco Civil da Internet (Lei N° 12.965/14) quanto pela Lei Geral de Proteção de Dados (Lei N° 53/2016).

A ABRADi anunciou à imprensa seu posicionamento contra tentativas de controle ou interrupção do WhatsApp, assim reforçou que, o envio em massa de mensagens sem consentimento pelo WhatsApp ou E-mail sem consentimento é invasão à privacidade, fere frontalmente a atual Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet e repudiou a produção de fake News. A entidade já havia feito isso em Junho com o lançamento do Código de Conduta Eleitoral gratuito, apresentando recomendações formuladas pela International Fact Checking Network, rede mundial de checadores de dados e informações criada para combater Fake News.

QUARTO TRIMESTRE

ABRADi E ABRADi-SP MUDAM PARA A MESMA SEDE EM SÃO PAULO

Em novembro de 2018, a ABRADi Nacional e a ABRADi-SP passaram a trabalhar na mesa sede em São Paulo, o Hub Developer E-Commerce (Rua Oscar Freire, 2379, Pinheiros) onde estão grandes players do mercado digital, como o E-commerce Brasil, o portal I-Masters, a Digitalks, e outras importantes empresas focadas no meio digital. O movimento também é mais um importante passo para a consolidação de operações unificadas entre as ABRADis regionais e nacionais.

O processo de unificação das 14 regionais teve início em 2017 e já está bastante avançado em algumas localidades como: na ABRADi-PR, ABRADi-SC, ABRADi-MS e ABRADi-RN. A nacionalização visa, principalmente, criar um back-office estruturado com uma equipe própria administrativa-financeira potencializada por contratos de empresas de contabilidade e de advocacia.

Confira a matéria do Digitalks sobre o tema – https://digitalks.com.br/noticias/unificacao-de-sede-das-abradi-nacional-e-abradi-sp-traz-novas-oportunidades-para-o-mercado-digital/

ABRADi-RJ CELEBROU COM FESTA SEUS 10 ANOS

Em novembro, a ABRADi-RJ comemorou 10 anos de existência e reuniu associados, convidados dos associados, diretoria da diretoria nacional da Abradi para um happy hour, que também foi aberto para o mercado digital carioca. A regional do Rio de Janeiro fez homenagens aos profissionais que fizeram o mercado digital acontecer e falou da história e tendências do digital para a regional. O tema foi destaque no Jornal do Brasil, confira a matéria completa a seguir.

https://www.jb.com.br/rio/2018/11/954961-abradi-rj-comemora-10-anos.html

ABRADi PARTICIPA DE ESPECIAL 2019 DO DIGITALKS

A Revista Digitalks impressa publicou o especial “2019: O que vem por aí no mundo digital” e contou com a participação do presidente da ABRADi Nacional, Marcelo de Sousa. Se você ainda não pode ver a revista, confira a versão digital no link a seguir. A revista entrevistou grandes personalidades para o conteúdo.

Confira! https://digitalks.com.br/noticias/2019-o-que-vem-por-ai-no-mundo-digital/.

FESTA DE FINAL DE ANO REÚNE MAIS DE 180 PESSOAS

A ABRADi realizou em dezembro sua festa de final de ano, que contou com mais de 180 convidados, entre associados e convidados especiais, como Daniel Annenberg, Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, e o Secretário Cid Torquato, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Durante o evento houve um show de stand up e a ABRADi apresentou alguns dos melhores momentos do ano.