[:pt]
Na semana de 20 a 23 de abril, o presidente da ABRADi, Anderson de Andrade, acompanhou a missão empresarial brasileira a Portugal e Espanha, chefiada pelo vice-presidente da República, Michel Temer. A missão foi organizada pelo Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) .
Além de autoridades e técnicos do governo, a comitiva é composta por representantes de entidades brasileiras da economia criativa (audiovisual, editoração, jogos eletrônicos, serviços digitais), bem como empresários dos setores têxtil, energia solar, serviços bancários, aviação, entre outros. Segundo o presidente da ABRADi “estamos empenhados em apoiar a internacionalização dos agentes digitais brasileiros através dos mecanismos oficiais e também de ações conjuntas com as entidades pares do nosso setor nesses países.”
A missão começou em Lisboa e seguiu para Madrid com a realização de mesas-redondas sobre os temas “Inovação e Tecnologia”, “Pequenas e Médias Empresas” e reuniões com empresários portugueses. Além disso, nos dois países, foram realizados grupos de trabalhos, seguidos de sessão plenária com autoridades dos governos do Brasil e dos países visitados.
“Essa primeira missão empresarial internacional da ABRADi foi fundamental para identificarmos o potencial de exportação, joint-venture e troca de conhecimentos entre o setor digital brasileiro e os representantes internacionais. Temos agora que pavimentar e consolidar essas relações, apoiando os empresários digitais associados à ABRADi para o caminho da internacionalização.”, destaca Anderson de Andrade.
Nas próximas semanas deve ser divulgado um relatório para associados sobre o cenário, as oportunidades e as ações da ABRADi nesses países.
[:]