Escrever faz parte da comunicação humana, e passar a mensagem escrita da maneira certa é essencial para atrair mais clientes e aumentar vendas. Nesse sentido, nasceu o conceito de escrita humanizada: uma forma de fazer com que sua mensagem seja passada de forma clara e objetiva, no contexto ideal.
A escrita humanizada pode ajudar a evoluir a comunicação e até mesmo melhorar a reputação da sua empresa no mercado. Afinal, saber passar a mensagem certa para o seu público é um passo essencial para conquistar o sucesso.
Neste artigo, você vai entender o que é escrita humanizada e por onde começar a adotar essa prática, seja na sua organização, no marketing ou até mesmo na vida pessoal! Continue acompanhando.
O que é escrita humanizada?
O principal papel da escrita humanizada, além de buscar aproximar o público (pessoa que lê a mensagem) de quem entrega a mensagem, é não ofender ninguém.
Isso porque, na língua portuguesa, existem muitos termos e gírias degradantes que, por terem sido naturalizados no dia a dia, acabam passando despercebidas para quem não tem em mente a escrita humanizada.
Por isso, devemos sempre considerar o receptor da mensagem (quem receberá a comunicação) e usar critérios específicos para identificá-lo, visando passar a mensagem correta, livre de termos que podem ser ofensivos a quem está lendo.
Quais são os critérios para levar em consideração ao fazer a escrita humanizada?
Para colocar essa prática em funcionamento, primeiro você precisa visualizar os critérios básicos da escrita de acordo com o seu público. Para isso, você precisa levar em consideração fatores como:
- linguagem formal ou informal;
- tom de voz;
- idioma (português, inglês, espanhol, etc);
- canal de comunicação (instagram, e-mail, telefone, etc);
- uso de gírias (sempre evitando termos ofensivos);
Também é importante levar em consideração minorias sociais, grupos sociais e étnicos diversos na hora de realizar a escrita humanizada, sempre visando passar uma mensagem que possa ser entendida por todos e, principalmente, não ofenda ninguém.
Entre os fatores para considerar na hora de passar a mensagem, podemos citar:
- religião;
- deficiência;
- raça ou etnia;
- orientação sexual;
- identidade de gênero;
- características físicas (beleza, força, etc);
- fatores culturais.
Como colocar a escrita humanizada em prática?
Agora que você já tem todos os fatores que a escrita humanizada aborda na hora de escrever uma mensagem em mente, vamos explicar como colocar esse método em prática com algumas dicas. Acompanhe!
Preste atenção nos detalhes
Se você conseguiu pensar em todos os bullet points citados acima, é hora de colocar a mensagem em prática. Para isso, construa o seu texto de acordo com seus próprios critérios e, depois, releia os trechos com cuidado, com os tópicos da escrita humanizada em mente.
Dessa forma, vai ficar difícil que algum detalhe ou ofensa, por mais acidental que seja, passem despercebidos.
Saiba identificar o contexto
Na hora de colocar a escrita humanizada em prática, é essencial entender o contexto da mensagem na totalidade, ao invés de analisar palavra por palavra.
Isso porque, o contexto em que as palavras estão inseridas podem mudar o seu significado, e afetar a transparência e objetividade da mensagem em questão.
Pergunte a outras pessoas
Desse mesmo modo, também é interessante pedir para que outras pessoas leiam a mensagem antes do receptor final, de forma que elas possam opinar sobre o que foi escrito e o que precisa mudar.
Por isso, pode ser interessante pedir a opinião dos seus próprios colaboradores, amigos ou colegas de trabalho. Eles podem ter mais sensibilidade ou senso crítico para o assunto, e isso pode ajudar a captar detalhes que você não tenha percebido.
Do mesmo modo, interpretações equivocadas graças ao contexto errado da mensagem também podem acabar sendo notadas por terceiros!
Evite termos equivocados e antiquados!
Como já mencionamos anteriormente, um dos grandes pilares da escrita humanizada é evitar que termos ofensivos e antiquados acabem passando despercebidos na mensagem.
Por isso, separamos alguns termos que devem ser excluídos das mensagens e da língua portuguesa quanto antes. Confira!
Denegrir
Denegrir é uma palavra muito utilizada no dia a dia e que, poucos sabem, tem uma origem de cunho racista. O significado de denegrir é “tornar negro, impuro”, e por isso a palavra era muito usada na época de escravidão do Brasil.
Evite o uso da palavra “denegrir” e a substitua por termos como: caluniar, difamar, desacreditar. Além disso, existem outros termos de cunho racista que devem ser evitados, como:
- mulata;
- humor negro;
- criado mudo;
- mercado negro;
- “não sou tuas negas”.
Programa de índio
Esse também foi um termo criado durante o colonialismo no Brasil para dizer que os índios eram preguiçosos. Hoje, o termo se popularizou como gíria, e significa um programa ruim, chato ou estressante, que a pessoa prefere não realizar.
Utilizar esse termo cria um estereótipo sobre os nativos do Brasil e, por isso, deve ser evitado. Ao invés de utilizá-lo, simplesmente descreva a atividade, como: “tive um encontro chato” ou “fui a uma reunião estressante”. Bem mais fácil, não?
Judiar
O termo judiar também não deve ser usado, pois é uma ofensa à religião judaica. Judiar significa ridicularizar e maltratar alguém, o que remete ao modo com que o povo judeu foi tratado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e, por isso, ele deve ser evitado.
Ao invés de utilizar este termo, você pode fazer o uso de sinônimos, como: zombar, machucar, atormentar ou até mesmo os que citamos acima (maltratar e ridicularizar).
Crente
Do mesmo modo, o termo “crente” pode ser considerado uma ofensa para as pessoas de crenças evangélicas. O termo, que significa “pessoa que crê”, é muito utilizado por quem busca ofender esses grupos religiosos e, por isso, deve ser evitado. Ao invés de crente, utilize termos como “pessoa de fé”, “evangélico” ou até mesmo “religioso”.
Opção sexual
A orientação sexual não é considerada uma escolha, e sim algo que já nasce conosco. Por isso, utilizar o termo “opção” pode ser pejorativo e considerado como ofensa. Ao invés disso, use sempre “orientação sexual” para uma escrita humanizada e consciente.
Coisa de homem/homem que é homem
Evite também a comparação entre gêneros! Utilizar jargões como “mulherzinha” e “coisa de homem” é considerado ofensivo e machista, pois deprecia a atividade da mulher em relação ao homem. Nesse sentido, é bom evitar qualquer mensagem que faça esses tipos de comparações.
Gordice
Gordice é um dos termos que se relacionam com atributos físicos e devem ser evitados. Tente não impor sua opinião de forma ofensiva na mensagem, utilizando termos de baixo calão, como este. Se você busca se referir ao excesso de comida, seja mais sucinto, e use termos como: “comida demais!” ou “coma muito”.
Deficiente
A palavra deficiente também deve ser evitada, pois dá a entender que a pessoa é inválida. Ao invés disso, use sempre o termo “pessoa com deficiência”.
Pessoa normal
A expressão “pessoa normal” também deve ser evitada,já que é um termo pejorativo e sem sentido — todos somos pessoas normais, independente da orientação sexual, atributo físico, religião, etc. Ao se referir a uma pessoa sem deficiência, você pode utilizar o termo “pessoa não deficiente”.
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Janyne Fernandes, equipe de conteúdo da Hubify
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Mini BIO: Graduanda em Jornalismo pela UFJF, apaixonada em ler, escrever e inventar histórias desde pequena. Começou no marketing digital por um acaso e acabou gostando, atualmente compõe o time de Conteúdo da Hubify.