ABRADi participa e apoia o lançamento do “Selo de Acessibilidade Digital” pela Prefeitura de São Paulo

Por Administrador, 22 de maio de 2018

Nesta quinta-feira (17/05), a ABRADi participou do lançamento do Selo de Acessibilidade Digital, iniciativa da Prefeitura de São Paulo com a presença de Bruno Covas, Prefeito de São Paulo, Cid Torquato, Secretário da Pessoa com Deficiência, Fábio Santos, Secretário de Comunicação e o Secretário de TI do Ministério do Planejamento Thiago Silva. O evento foi no Habitat Inovabra, novo hub de inovação e empreendedorismo do Bradesco, e contou também com a presença de Luca Cavalcanti, diretor executivo de Pesquisa, Inovação e Canais Digitais do Banco Bradesco e outros diretores.

O objetivo do selo é incentivar a consciência e a prática da acessibilidade na web em todo o país.

O presidente da ABRADi Marcelo Sousa falou no evento sobre a importância do selo para buscarmos uma sociedade mais inclusiva e os desafios no setor digital para continuar sendo criativo, mesmo com as restrições técnicas de acessibilidade digital. A ABRADi é apoiadora do movimento de acessibilidade digital desde 2012, na primeira edição do “Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web”, e incentiva fortemente os associados a buscarem o Selo de Acessibilidade Digital.

Para Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa Com Deficiência, “a Lei Brasileira de Inclusão estabelece a obrigatoriedade de haver acessibilidade nos sites de empresas ou governos, garantindo que as informações cheguem para todas as pessoas. Como não havia um órgão que regulamentasse este direito, a Comissão Permanente de Acessibilidade, autoridade consultiva e deliberativa no assunto, está liderando esta iniciativa inédita no País”, afirma.

COMO VAI FUNCIONAR

O Selo será concedido ao conjunto de páginas eletrônicas que obtiverem percentual de aderência às recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico de, no mínimo, 95% e cumprimento total da lista de verificação para análise manual de acessibilidade em portais e sítios eletrônicos.

A relação completa dos documentos necessários para solicitação do selo está disponível no site da SMPED ou pelo email acessibilidadedigital@prefeitura.sp.gov.br.

Outras informações sobre o tema em http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/selo_de_acessibilidade_digital/index.php